Política

Dimas Gadelha vai à polícia contra fake news

Dimas alega ser vítima de notícias falsas. Foto: Pedro Conforte/Arquivo

Após acionar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Polícia Federal, o jurídico da campanha do candidato a prefeito de São Gonçalo, Dimas Gadelha (PT), foi à polícia novamente, nesta quarta-feira (11), desta vez para registrar uma ocorrência na delegacia de crimes cibernéticos. O movimento acontece após o prefeitável denunciar a divulgação de notícias falsas (fake news).

Segundo o candidato, no último final de semana, a campanha foi surpreendida com uma notícia falsa sobre o suposto fechamento do comitê eleitoral por parte do TRE. De acordo com o advogado da coligação, Marcelo Larangeira, o caso não é o único que a equipe prepara denúncia ao TRE.

"Estamos sofrendo uma série de ataques cibernéticos e não vamos nos calar. Estamos denunciando aos órgãos competentes, para que essas publicações sejam alvo de investigação e respondam civil e criminalmente. Fake news é crime, de acordo com a Lei 13.834/2019, compartilhar fake news nas redes sociais prevê pena de até oito anos de prisão e multa. É bom que todos tenham ciência disso", alertou o advogado.

Dia de campanha

Sem tirar o pé da rua, Dimas continuou percorrendo os bairros de São Gonçalo. Nesta quarta-feira (11), o candidato visitou o bairro mais populoso da cidade, o Jardim Catarina.

A candidata a prefeita de São Gonçalo, Dayse Oliveira (PSTU) participou, na manhã desta quarta-feira (11), de reunião com a equipe de campanha. Na parte da tarde conversou e apresentou as ideias de um governo apoiado em Conselhos Populares aos eleitores por meio das redes sociais.

A conversa com os eleitores nas redes sociais foi um esquenta para a live com o ator Pedro Cardoso, que deu vida ao personagem Agostinho Carrara em "A Grande Família”, que se identificava como 'cria' de Alcântara, em São Gonçalo.

"Nós vamos construir um governo apoiado nos Conselhos Populares para colocar o aparato da prefeitura a serviço das lutas dos trabalhadores. E uma das primeiras batalhas, para garantir dinheiro para as necessidades dos trabalhadores e povo pobre de São Gonçalo, é a suspensão do pagamento da dívida pública com os banqueiros e o fim da lei de responsabilidade fiscal. Todo mundo diz que não precisa de muito dinheiro para fazer mudanças, que é um problema de administração. Não! É o famoso Estado de financiamento máximo para os patrões e financiamento mínimo para os trabalhadores", afirmou Dayse.

Capitão Nelson (Avante) fez corpo a corpo em três bairros nesta quarta-feira (11). Pela manhã, o prefeitável andou lado a lado com seus apoiadores em Trindade, percorrendo as principais ruas da região, apresentando suas propostas para comerciantes.

À tarde, ele caminhou com sua equipe no Largo da Ideia, ouvindo dos gonçalenses as maiores dificuldades enfrentadas no local. Entre elas, o intenso número de assaltos, que caracteriza a grande sensação de insegurança entre os populares.

“Sei que dos últimos anos pra cá os números de assaltos na região têm se intensificado, impedindo os moradores de transitar na cidade durante a noite. No meu plano de governo, quero trazer o Segurança Presente, para realizar patrulhamento entre Monjolos e o Largo da Ideia. À princípio, pretendo disponibilizar uma viatura com três homens, que vai atender às demandadas das duas regiões”, disse Capitão Nelson.

Em seguida, o ex-deputado estadual e vereador licenciado, partiu em direção ao bairro do Sacramento e finalizou o dia em Marambaia e na Avenida Maricá.

O prefeito de São Gonçalo e candidato à reeleição, José Luiz Nanci (Cidadania), começou a agenda de campanha desta quarta-feira realizando corpo a corpo no bairro do Arsenal. Paralelamente, a candidata à vice-prefeita da Coligação “Melhor o Certo do que o Duvidoso”, Márcia Valéria, percorreu as ruas do bairro Nova Cidade.

“Vamos continuar avançando em nossas caminhadas, reuniões e encontros nesta reta final de campanha, apresentando à população um pouco do muito que fizemos nestes quatro anos de governo e o que ainda queremos fazer em mais um governo. Temos confiança que a população vai saber avaliar o que é melhor para a nossa cidade”, garantiu Nanci.

Os candidatos Dejorge Patrício (Republicanos), Isaac Ricalde (PCdoB), Roberto Sales (PSD), Ricardo Pericar (PSL) e Rodrigo Piraciaba (PSB) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

< Motorista é atacado por bandidos armados na BR-101 em Niterói Maradona recebe alta hospitalar <