segunda, 18 de janeiro de 2021

Disputa marca escolhas das comissões na Câmara de Niterói

Douglas Gomes e Benny Briolly comandam duas comissões na Câmara Municipal de Niterói. Fotos: Karina Cruz e Pedro Conforte

Entre as mais disputadas comissões na Câmara Municipal de Niterói, a de Direitos Humanos ficou dividida entre opostos. Isso porque a presidência ficou com Benny Briolly (Psol) e a vice-presidência com o bolsonarista Douglas Gomes (PTC). A escolha tomada pela Secretaria da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes gerou polêmica em semana movimentada na Casa Legislativa.

Primeira vereadora transexual, Benny Briolly contesta a escolha de Douglas para vice-presidência ao dizer que ‘não existe possibilidade de ter um fascista que luta contra os Direitos Humanos’ compor o comitê.

A dobradinha de opostos se repetiu na escolha para a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos do Contribuinte, mas desta vez com Douglas presidente e Benny vice.

Douglas é aliado do presidente Bolsonaro em Niterói e aposta: ‘vai ter um embate’ — se referindo a colega parlamentar no masculino. Também acusa a bancada do Psol de ter o que considera ‘visão deturpada sobre os Direitos Humanos’, sendo na visão dele, uma regência para ‘vagabundo e bandido’.

“Eles têm visão deturpada e eu estou aqui para fazer o entendimento das ideias. Já temos alguns projetos previstos, mas ainda não é o momento de falar. Eu irei representar de fato o que significa a palavra Direitos Humanos, que está sendo deturpada por partidos de esquerda. Só está tendo uso quando é para vagabundo e bandido. Nunca quando ocorre alguma morte de policial ou cidadão de bem”

Já Benny diz que a alocação de Douglas para a referida Comissão ‘foi um erro’ da Mesa Diretora. Ela conversou com o presidente Milton Cal (PP) e garantiu que o colega não será o vice da Comissão de Direitos Humanos. A possível mudança poderia ocorrer na próxima semana, mas ainda não há confirmação oficial da presidência da Casa.

“Queria entender, o que ele quer insinuar com isso?! Não condiz essa atitude! Posso reafirmar que ele não vai ficar como vice. Foi um erro que já está sendo reparado. A gente segue na luta pela garantia do nosso povo pobre, de favela, preto, mulher, LGBTQIA+, que historicamente são marginalizados por pessoas como Douglas”

O vereador bolsonarista é contra o isolamento social e defende o não uso das máscaras contra a Covid-19. Em meados do ano passado o parlamentar chegou a ser detido pela Polícia Militar por desobediência civil, quando tentava fazer uma carreata na zona sul da cidade, já no contexto da pandemia.

Logo nos primeiros dias na Câmara o parlamentar já está envolto em polêmica após publicar uma imagem que exibia uma arma de fogo no gabinete. Na foto, Douglas aparece na companhia do deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) e disse que o equipamento era de um policial militar, segurança do colega — que também já foi vereador em Niterói.

Benny Briolly se auto define como uma mulher preta, travesti e militante de Direitos Humanos. Ela foi fundadora e integra também o movimento Orgulho e Luta Trans (OLT), atuante em políticas para a população trans e em zona de prostituição de Niterói e São Gonçalo. Durante a pandemia, realiza ações solidárias com travestis.  

Comissões

As composições das outras 14 comissões da Câmara Municipal de Niterói também já foram definidas.

Educação, Ciência e Tecnologia e Formação Profissional

Presidente – Binho Guimarães (PDT). Vice – Professor Túlio (Psol)

Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final

Presidente – Rodrigo Farah (MDB). Vice – Binho Guimarães (PDT).

Fiscalização Financeira, Controle e Orçamento

Presidente – Fabiano Gonçalves (Cidadania). Vice – Paulo Eduardo Gomes (Psol).

Comissão de Saúde e Bem-Estar Social

Presidente – Paulo Eduardo Gomes (Psol). Vice – Paulo Velasco (Avante).

Comissão de Habitação e Regularização Fundiária

Presidente – Verônica Lima (PT). Vice – Andrigo (PDT)

Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos, Transportes e Trânsito

Beto da Pipa (PL), Andrigo (PDT)

Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade

Presidente – Leandro Portugal (PV). Vice – Daniel Marques (DEM)

Comissão de Administração, Estatística e Servidores Públicos

Presidente – Andrigo (PDT). Vice – Gallo (Cidadania)

Comissão de Esporte e Lazer

Presidente – Folha (PSD). Vice – Rodrigo Farah (MDB)

Comissão de Segurança Pública e Controle Urbano

Presidente – Gallo (Cidadania). Vice Renato Cariello (PDT)

Comissão de Fiscalização das Fundações Municipais, Autarquias e Empresas Públicas

Presidente – Casota (PSDB), Vice – Benny Briolly (Psol)

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Indústria Naval

Presidente – Daniel Marques (DEM). Vice – Fabiano Gonçalves (Cidadania)

Comissão de Direitos do Idoso, da Mulher e da Pessoa com Deficiência

Presidente – Professor Tulio (Psol). Vice – Renato Cariello (PDT)

Comissão de Cultura, Comunicação e Patrimônio Histórico

Presidente Walkiria Nictheroy (PCdoB). Vice – Verônica Lima (PT)

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *