quinta, 26 de novembro de 2020

Eleições: mais um dia de conversa com eleitores em Niterói

A candidata Juliana Benício (NOVO), por exemplo, participou de uma reunião com pescadores de Jurujuba. Foto: Divulgação

O feriado do Dia do Comerciário foi movimentado para candidatos a prefeito de Niterói nesta segunda-feira (19). A candidata Juliana Benício (NOVO), por exemplo, participou de uma reunião com pescadores de Jurujuba.

Entre as reivindicações dos trabalhadores, segundo ela, está a limpeza do local. Conforme a prefeitável, alguns pescadores retiravam lixo da praia durante visita ao local.

Na sequência Benício seguiu para São Francisco, onde encontrou sua equipe e conversou com comerciantes e moradores. Acompanhada de candidatos a vereador da mesma legenda, ela apresentou suas propostas e disse ter sentido que “niteroienses estão animados com a possibilidade real de uma nova e boa política”.

Já o candidato Axel Grael (PDT) foi às ruas de Icaraí nesta segunda-feira (19) para conversar com a população. Ao lado de apoiadores, Grael caminhou pela Rua Coronel Moreira César, cumprimentando moradores e pedestres, seguindo os protocolos de distanciamento social.

O candidato também fez uma caminhada pelo calçadão da Praia de Icaraí, lembrando dos investimentos na região nos últimos oito anos, entre eles o Niterói Presente, que reduziu os índices de criminalidade no bairro. 

“Hoje, dois terços das forças de segurança que atuam em Niterói são custeadas pela prefeitura. Vimos os índices de criminalidade despencando na cidade desde a implantação do Niterói Presente. Esse programa mudou o cenário da cidade e, hoje, somos referência em segurança. As pessoas tinham medo de sair de casa e agora estão muito mais tranquilas de ocupar os espaços públicos”, ressaltou Grael.        

O candidato a prefeito Allan Lyra (PTC) iniciou sua agenda pública na parte da tarde. Visitou o Instituto Brasileiro Conservador, onde realizou gravações com apoiadores.

Em seguida, dirigiu-se à sede do Plantão Enfoco a fim de gravar uma entrevista, de onde seguiu para o lançamento da campanha de um candidato a vereador da sigla.

Encerrando a agenda, encontrou-se com apoiadores para discutir as últimas denúncias recebidas sobre a suposta atuação ilegal de comissionados da atual gestão na campanha eleitoral.

“Tenho recebido diversas denúncias de servidores públicos que trabalham nas secretarias do município de que estão sendo coagidos e praticamente obrigados a fazer campanha para o candidato da atual gestão”, comenta Allan. “Se queremos uma mudança na política da cidade precisamos, com urgência, jogar luz nessa questão. Se isso for verdade, é preciso que as autoridades públicas tomem alguma atitude. Nós vamos libertar os funcionários públicos dessa velha política”, conclui o candidato.

O candidato Felipe Peixoto (PSD), também continuou a sua caminhada rumo à prefeitura. Nessa segunda-feira (19), ele e o seu vice-prefeito, o vereador Bruno Lessa (DEM), assinaram o termo de compromisso com o comércio de Niterói e garantiram que vão manter todas as políticas de apoio ao comércio adotadas durante a pandemia.

Entre as novidades para o setor que figura como prioridade de governo está a criação da Agência de Desenvolvimento de Niterói (Agenit) para fomentar os negócios, com um planejamento estratégico de acompanhamento estatístico permanente dos setores de comércio, indústria e serviços em geral no município.

Felipe destacou que esses segmentos constituem o principal motor da economia de Niterói, por sua amplitude na geração de renda e na manutenção de vagas de trabalho, direta e indiretamente. A agenda do dia contou ainda com reunião de alinhamento no escritório de campanha e gravações de programas eleitorais da coligação “Niterói Primeiro”.

“Nosso governo sabe da importância estratégica de Niterói vir a ter um amplo e moderno Centro de Convenções. Uma de nossas propostas é construir esse espaço na região do Centro com toda a infraestrutura periférica necessária, inclusive de hotelaria. E para isso o nosso governo vai estruturar uma força-tarefa específica, inclusive para buscar parcerias público-privadas”, garante Felipe.

Durante a agenda de campanha, o candidato Flavio Serafini (PSOL) destacou que Niterói é a única cidade do estado com fronteira com as duas maiores cidades da Região Metropolitana “e diariamente centenas de milhares de pessoas transitam entre essas cidades ocasionando congestionamento em vários horários do dia”, ressaltou.

Serafini que esteve hoje nas barcas acompanhado de candidatos a vereador, destacou que a mobilidade tem que ser planejada a partir desta realidade e disse que por isso a integração entre os modais é fundamental.

“As barcas são um transporte de massa fundamental para Niterói mas que para funcionar bem tem que estar integrado a outros modais. Nós vamos manter a integração tarifária entre ônibus e barcas e vamos estendê-la à Charitas e também aos ciclistas que também vão ganhar um desconto na passagem de barcas ao guardar a bicicleta no bicicletário. O desconto vai ser acionado no próprio bicicletário”, disse Serafini.

Ele acrescentou que o índice de motorização de veículos (em sua expressiva maioria de particulares) em Niterói “é muito elevado, sendo que o percentual de carros por habitantes é de 0,37%, ou seja, para cada 1000 pessoas são aproximadamente 374 carros”. Na opinião do candidato, “para diminuir o tempo no trânsito, além de investimentos urbanos, é necessário desencorajar o uso do automóvel”. Para ele, barcas, bicicleta e ônibus devem estar integrados.

Os candidatos Danielle Bornia (PSTU), Deuler da Rocha (PSL), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não divulgaram material de campanha desta segunda-feira (19) até a publicação da reportagem.

Publicada às 21h07

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *