quarta, 21 de outubro de 2020

Esquerda se une e deixa PT de fora pela Prefeitura de SG

Isaac Ricalde quer disputar a prefeitura de São Gonçalo. Foto: Marcelo Tavares

O servidor público Isaac Ricalde, 34 anos, é a escolha do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para disputar a Prefeitura de São Gonçalo nas eleições municipais de outubro. Integrando a chapa do Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas duas últimas eleições, o cenário nacional fez o PCdoB optar por candidatura própria na cidade, explicou Ricalde.

Presidente do diretório local do partido desde 2003, Ricalde se aproximou da militância por meio da União da Juventude Socialista (UJS). Este será o primeiro cargo eletivo ao qual vai concorrer.

“Vivemos um momento particularmente difícil na história Brasil. Pela primeira vez, temos um governo eleito por voto popular com perfil de extrema direita. Como 2020 é uma ante sala de 2022, precisamos acumular forças na eleição municipal para fazer frente a esse setor que dirige o governo em 2022”, afirmou o prefeitável.

Para a disputa em São Gonçalo, o PCdoB se alinhou ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que deve apostar novamente no Professor Josemar. No entanto, a coligação ainda não definiu quem, entre Ricalde e Professor Josemar, será o vice.

Reunião do PCdoB referendou nome de Ricalde na disputa. Foto: Divulgação

O dirigente partidário explica que, na busca por criar uma frente ampla de esquerda, enfrentou resistência das siglas tradicionais. O PDT mudou de opção na última hora e atraiu Marlos Costa para a disputa. Em Niterói, o PCdoB fechou aliança com o PDT.

No caso do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla com a qual o PCdoB tem parceria histórica, não houve acerto. Os comunistas consideram, ainda, que não pega bem o fato de Dimas Gadelha, pré-candidato petista, ter sido secretário do atual prefeito José Luiz Nanci (Cidadania).

“Eles nos propõem um programa que é propaganda de Maricá. São Gonçalo e Maricá tem realidades absolutamente distintas. Precisamos pautar a questão dos royalties, que aprofundaram a desigualdade regional. Maricá não precisou enfrentar os dilemas que temos aqui” afirmou.

Propostas

O PCdoB deve propor reativar o polo industrial de Guaxindiba e atrair empresas para um novo distrito industrial em Ipiiba, ordenar e consolidar Alcântara como centro comercial regional, remover as organizações sociais da Saúde, instalar lonas culturais nos bairros, criar um centro integrado de segurança pública e reforçar o sistema de arrecadação.

“São Gonçalo é uma cidade muito diferente de outras do seu porte. Se você vai estacionar, não tem um bilhete da Prefeitura. É preciso inovar. Em uma cidade como a nossa não podemos nos dar ao luxo de não arrecadar onde for possível”, pontuou Ricalde.

Para tirar obras do papel, como o teatro municipal, Ricalde analisa estabelecer parcerias público privadas, além de buscar recursos na esfera estadual e federal para ampliar a infraestrutura da cidade.

“São Gonçalo enfrentou esse esvaziamento econômico, e temos um problema de gestão sério. Parte resolvemos com boa gestão, mas a outra parte só desenvolvendo a economia da cidade. Senão, vamos seguir submetendo nossa população a essa peregrinação diária para Niterói e Rio para trabalhar” comentou o pré-candidato.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Esquerda se une e deixa PT de fora pela Prefeitura de SG

  1. Issac Ricalde é um jovem primissor nesta cenario5 esdrúxulo, onde as forças politicas deixaram as suas reais distribuições e abamdonando o povo a mercê das arestas em que a gestão pública deveria cuidar.
    Issac Ricalde é um nome a ser estudado, jovem, estudou o seu ensino médio em uma escala estadual e que conhece bem a realidade dos Gonçalenses
    Issac Pré candidato ao executivo municipal é a minha aposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *