domingo, 25 de outubro de 2020

Estado do Rio fica entre as piores posições em ranking de transparência

Estado do Rio ficou entre as últimas posições no ranking de transparência. Foto: Gov RJ
Estado do Rio ficou entre as últimas posições no ranking de transparência. Foto: Gov RJ

O estado do Rio de Janeiro ficou na 23ª posição no ranking de 27 estados brasileiros, divulgado pela Organização Não Governamental Transparência Internacional nesta quinta-feira (21).

A avaliação leva em consideração a divulgação de compras e contratações emergenciais feitas pelos estados. O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.

O estado do Rio alcançou 44,3 pontos ficando com nota considerada ‘regular’ entre os últimos colocados. A primeira posição ficou com o Espirito Santo, com 97,4 pontos, resultado considerado ‘ótimo’ pela avaliação.

O estado de São Paulo, que lidera o número de casos de Covid-19 em todo o país, ficou na penúltima colocação com 27,8 pontos, considerado, portanto, um resultado ‘ruim’. O último colocado foi o estado de Roraima.

Capitais

Transparência em ações de combate à pandemia no Rio foram avaliadas como regular. Foto: Divulgação

A pesquisa também levou em consideração as capitais em todo o país. Nessa avaliação, o capital carioca também não apresentou bom desempenho, isso porque o Rio ficou na 15ª posição empatado com São Luiz, no Maranhão, ambos alcançaram 40,5 pontos, portanto com resultado considerado ‘regular’.

A primeira posição foi conquistada por João Pessoa, na Paraíba, e o último lugar ficou com Belém, no Pará, com apenas 18,9 pontos conquistados no ranking de transparência.

Transparência

Fundada em 1993, em Haia, na Holanda, a Ong Transparência Internacional existe há mais de duas décadas e atua em diferentes nações pelo mundo. A entidade também atua na divulgação do Índice de Percepção da Corrupção (IPC).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *