Política

Flordelis é ouvida por corregedor da Câmara

A oitiva da deputada durou cerca de duas horas. Foto: Agência Brasil

A deputada Flordelis (PSD) foi ouvida nesta terça-feira (22) pelo corregedor da Câmara, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA). Flordelis, sete filhos e uma neta figuram como réus na morte do pastor Anderson do Carmo, marido da parlamentar, assassinado quando chegava em casa, no Badu, em Niterói, em junho do ano passado. A deputada é acusada de ser mandante do crime, mas não foi presa por ter imunidade parlamentar.

Segundo Bengston, a oitiva durou cerca de duas horas e foram feitas dez perguntas à Flordelis. O deputado reiterou que o Parlamento vai analisar especificamente a quebra de decoro. O procedimento foi realizado no apartamento funcional da deputada em Brasília e não na Câmara dos Deputados, onde habitualmente são realizadas as oitivas.

“Na Câmara, vamos julgar a quebra de decoro parlamentar. O processo criminal, que ela está respondendo no Rio de Janeiro, ali ela tem advogados constituídos, ela está apresentando sua defesa, será ouvida e todos os procedimentos serão cumpridos”, afirmou.

Cabe à Corregedoria da Câmara dos Deputados fazer a análise prévia da acusação. Se a Mesa julgá-la procedente, remeterá o caso para o Conselho de Ética para abertura de processo contra a deputada. O colegiado será instalado de forma remota para a análise do caso.

Defesa

A deputada Flordelis nega as acusações. Ela ainda não se apresentou para colocar a tornozeleira eletrônica. Na última sexta-feira (18), a Justiça do Rio determinou que a parlamentar passe a ser monitorada e fique em recolhimento domiciliar das 23h às 6h.

O advogado Anderson Rollemberg afirma que a parlamentar é vítima de uma conspiração.

“Não há nenhuma prova robusta ou sequer indícios que não sejam refutados e esclarecidos no momento oportuno, que será o momento do processo penal. Certamente que ela não foi a mandante desse bárbaro crime”, argumentou o advogado da deputada.

Agência Brasil

< Auxílio emergencial para trabalhadores do esporte aprovado na Câmara Ministro do STJ mantém prisão da ex-deputada Cristiane Brasil <