Política

Guerra das bandeiras e ataque verbal em Niterói

Briga de bandeiras ocorreu no fim da tarde em Santa Rosa. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

Grupos de campanha de diferentes candidatos e partidos, em Niterói, protagonizaram uma 'briga de bandeiras', em via pública no bairro de Santa Rosa, na zona sul da cidade, no fim da tarde desta quinta-feira (22), com direito a intensas trocas de acusações.

Em busca de atrair votos dos niteroienses, no pleito que tem data marcada para ocorrer dia 15 de novembro, a disputa começa a ficar cada vez mais acirrada entre os prefeitáveis e aliados na disputa pela Câmara Municipal.

Diferentemente dos pleitos das últimas décadas, as eleições municipais de 2020 ocorrem em momento excepcional na vida dos brasileiros, que atualmente enfrentam uma crise sanitária, causada pela pandemia de Covid-19, mas isso não tem impedido equipes de se reunir para fazer caminhadas e panfletagens.

Na rua

O candidato Allan Lyra (PTC) iniciou sua agenda desta quinta panfletando em Icaraí, na Zona Sul da cidade, junto a um candidato a vereador. Na parte da tarde, realizou uma caminhada em Icaraí ao lado dos Deputados Federais Carlos Jordy e Daniel Silveira. Em seguida teve um encontro com apoiadores de um outro candidato a vereador.

À noite, para encerrar o dia, o candidato realizou uma live com os Professores Álvaro Mendes e Leonardo Penitente, que abordou numa perspectiva Cristã a nocividade do espírito revolucionário no Brasil.
Allan esclarece a importância de sair do superficial no debate político.

“Quando se fala de política, fala-se sobre apresentar projetos, soluções, denunciar a corrupção, mas isso é só a ponta do iceberg”, disse. “Os problemas do nosso tão amado município todo o mundo já sabe. Que o orçamento de 3,6 bi é mal empregado, todos já estão carecas de saber. Dinheiro tem. O problema de Niterói não é material, mas sim moral.”, finalizou.

Já o candidato Axel Grael (PDT) iniciou a manhã em um café comunitário na localidade da Leopoldina, no Barreto, conversando com moradores sobre os avanços na Zona Norte. Durante a tarde, Grael caminhou pelo Largo do Marrão, em Santa Rosa, ao lado do prefeito Rodrigo Neves.

No Barreto, Grael ressaltou que a gestão do Rodrigo Neves "priorizou os investimentos nas comunidades que mais precisavam". O candidato assumiu o compromisso de continuar com esse olhar, trazendo um novo ciclo de investimentos para a Zona Norte.

"Foram mais de R$ 500 milhões investidos em obras de contenção de encostas, quase todas aqui na Zona Norte. São obras importantes porque protegem as famílias de situações de risco. Esse mesmo olhar que o Rodrigo teve, vamos continuar tendo. Vamos trazer um novo ciclo de investimentos para a Zona Norte, com mais obras de contenção, drenagem e pavimentação nas comunidades, além do projeto Nova Alameda, com o mesmo padrão da obra da Marquês do Paraná. Niterói tem vocação para o avanço", disse Grael.

Durante a tarde, ele participou de um almoço no Mercado de Peixe São Pedro, na Ponta d'Areia, onde conversou com os comerciantes e clientes do local. Mais tarde, Grael caminhou com o prefeito Rodrigo Neves pelo Largo do Marrão. Juntos, cumprimentaram moradores da região, lembrando das conquistas de Niterói.

A candidata pelo partido NOVO, Juliana Benício, foi na quarta à noite a comunidade Fazendinha, no Sapê. Ela foi recebida por moradores e lideranças da comunidade que pediram reforço no básico: saneamento, iluminação, água e pavimentação.

"Todos se sentem esquecidos pela prefeitura e pelo que vi estão mesmo, mas tem muita esperança de que a situação vai mudar para melhor. Eu disse a todos que vai mudar para muito melhor em nosso governo", contou.

Bairro de Pendotiba, o Sapê tem cerca de 7 mil e 300 habitantes. Fazendinha é o “marco zero”, berço do bairro que no passado era tomado de sapê, uma vegetação muito comum no Brasil. Juliana explicou que pretende melhorar os acessos, promover um amplo plantio de árvores nativas e plantas para aumentar a permeabilidade do terreno.

"A urbanização em comunidades de Niterói se resume a despejar asfalto, concreto, instalar tubulações de esgoto de forma inadequada e desordenada. O resultado é um espaço caótico com graves problemas. Nós vamos olhar para as comunidades com mais respeito, buscando replanejar e refazer o ambiente que foi consolidado sem qualquer amparo técnico", acrescentou Benicio.

A candidata falou também da necessidade de abertura de “clarões” para a construção de praças visando diminuir a densidade populacional e “desaquecer” o ambiente, além de estimular o lazer.

"Ninguém vive decentemente sem água, saneamento e luz, são itens que exigem urgência. Parece óbvio, mas o populismo acha que resolve com promessas, o toma lá dá cá da velha e má política. A população cansou de ser tratada como moeda de troca", concluiu Juliana Benício.

O candidato pelo Partido Social Liberal (PSL), Deuler da Rocha, esteve pela manhã visitando o estaleiro Renave/Enave, no Barreto, juntamente com o vice-presidente estadual do partido, o deputado federal Felício Laterça. Em pauta, como o setor naval poderá crescer caso seja eleito.

"Há uma preocupação da indústria local, em especial às que fazem reparos em navios. Vamos flexibilizar no que diz respeito ao ISS, articular ações de cunho político com os nossos representantes na União. Alguns comportamentos comerciais da Petrobrás, outros da navegação comercial de cabotagem muito pequena, ela precisa ser regulada pra que a gente possa fomentar com eficiência a indústria local", disse Deuler.

À tarde, deu entrevistas para a imprensa local. No início da noite, participou de uma live com o deputado federal Felício Laterça, onde debateram partes do plano de governo do candidato de Niterói.

A agenda do candidato Felipe Peixoto (PSD) foi marcada por atividades no Centro da cidade. Com o vereador Bruno Lessa (DEM), seu candidato a vice-prefeito, Felipe começou o dia panfletando na Praça Araribóia, em frente à Estação das Barcas, onde detalhou algumas de suas propostas para revitalizar a região, como o incentivo à ampliação de moradias.

“Vamos investir firme nesse projeto”, disse o prefeitável que depois foi para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde apresentou a proposta de criação de uma plataforma digital para conectar organizações e voluntários na busca pela inclusão social e respeito à vida.

Na interação com eleitores sobre suas propostas de revitalização para o Centro, Felipe detalhou o projeto de incentivo a mais moradias na região, o que já estava nosso Plano de Governo de eleições passadas do candidato da coligação Niterói Primeiro, que tem apoio do PROS e do PSDB.

"[...] Vamos incentivar a transformação desses espaços em moradias e trazer vida nova à região. Ter mais moradores na área central é algo que deve ser construído com afinco pela administração municipal, até como renovação da energia no local, o que vemos em muitas cidades do mundo", lembrou Felipe.

A pauta da defesa dos animais foi o pano de fundo da agenda de Flavio Serafini e Josiane Peçanha, ambos do PSOL. Ao lado de um vereador da sigla, eles visitaram o Hospital Veterinário da UFF. Eles dizem que "Niterói ainda carece de uma rede pública de atenção à saúde animal" e que "a cidade também demanda adequação da regulamentação para garantia de direitos dos animais".

Para Serafini, Niterói precisa tornar-se uma cidade livre do sofrimento e da exploração animal. Não apenas para os pets, mas também para os animais silvestres e marinhos.

"Fazer valer as legislações já aprovadas e propor novas regulamentações sobre o tema é prioridade. Tais políticas públicas devem estar ligadas às políticas de saúde e ecológicas, na linha chamada “Uma só saúde”, que consiste na colaboração interdisciplinar entre entidades e órgãos dos temas relacionados com a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente", afirmou Serafini.

Entre as propostas do Plano de Governo estão instituir o Conselho Municipal de Direitos Animais,  vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e a criação da Divisão Especial dos Direitos Animais e Controle de Zoonoses; construir hospital veterinário público municipal, garantindo atendimento veterinário 24h e esterilizações, bem como a distribuição de medicamentos básicos; realizar censo populacional dos animais domésticos e abandonados do município; e ampliar a política do castra-móvel.

Os candidatos Danielle Bornia (PSTU), Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não divulgaram material de campanha até a publicação da reportagem.

< Candidatos fazem corpo a corpo nas ruas de São Gonçalo Bens de Pedro Fernandes e Cristiane Brasil bloqueados pela Justiça <