Política

Jordy ameaça acionar TRE contra PSL de Niterói

Carlos Jordy, Ezequiel Manhães
Deputado quer anulação da convenção do PSL-Niterói. Foto: Ezequiel Manhães / Colaboração

A convenção que sagrou a chapa Deuler da Rocha (PSL) e Alexandre Ceotto (Republicanos) na disputa pela Prefeitura de Niterói nas eleições, realizada nesta segunda-feira (14), teria enfurecido o deputado federal Carlos Jordy (PSL), que notificou a executiva municipal da sigla exigindo a anulação da convenção.

Segundo o escritório de advocacia do deputado de Niterói, responsável pela ação, a notificação foi enviada através de e-mail e mensagens de texto ao diretório municipal e estadual nesta segunda, antes da convenção. O documento se baseia na Lei nº 9.504/97 e no estatuto da sigla (artigo 52). Na notificação, Jordy pede direito de voz e voto 'a esta honrosa agremiação partidária', conforme relata em ofício.

Ainda de acordo com o escritório, o pedido é que haja uma nova convenção nas próximas 24 horas, data final estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para escolha de candidatos. Caso contrário, o deputado poderá impetrar uma ação judicial para embargar a chapa pré-definida no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Candidato à majoritária escolhido pela legenda, o delegado Deuler da Rocha (PSL) — que é presidente do diretório de Niterói — afirmou que não teve conhecimento da notificação antes da convenção, realizada no fim da tarde de segunda-feira (14), no Praia Clube São Francisco, na Zona Sul. No documento, Jordy alega que 'para sua surpresa, soube por terceiros' sobre a realização do evento, versão contestada pelo delegado.

Deuler foi oficializado na disputa eleitoral pela Prefeitura de Niterói. Foto: Pedro Conforte

"Todas as nossas atitudes foram dentro da lei, publicadas de forma legal e com exposição pública, direta e indireta. Eu não vejo motivação para isso. A cidade inteira estava sabendo o que estava acontecendo. A gente tem uma proposta grande, uma ideia bacana e não podemos deixar as coisas tomarem esse tamanho. Eu não entro nesse tipo de debate ruim. Não sou político profissional, não vivo disso. Fui chamado para uma missão e quero cumprir", disse o delegado.

A reviravolta no futuro do partido pelas eleições municipais de Niterói começou ainda na noite da última sexta-feira (11), em encontro com apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), no Clube Canto do Rio. Na ocasião, Carlos Jordy — que é vice-líder do governo federal na Câmara — afirmou que não desistiu da Prefeitura de Niterói, já que 'tudo não passou de uma articulação', segundo ele, sem o seu consentimento. Nessa hipótese, o deputado formaria uma chapa com Antônio Rayol (Podemos).

“Esses que estão no PSL Niterói definiram que o pré-candidato deles é outro [Deuler], que fez aliança com alguém que não era uma pessoa bem-vinda no nosso grupo”, fazendo referência ao Ceotto.

Felício Laterça, deputado, Pedro Conforte
Deputado Felício Laterça (PSL) garante a continuidade da chapa. Foto: Pedro Conforte

Vice-presidente da executiva estadual do partido, o também deputado federal Felício Laterça (PSL) — coordenador da pré-campanha' em Niterói — voltou a dizer que assegura a chapa Deuler/Ceotto às urnas e também rebateu o argumento de Jordy sobre não ter sido comunicado da realização da convenção partidária.

"Fico muito feliz em ver o deputado Jordy reconhecer a força e o valor do PSL. Na verdade, ele poderia ter ido lá (na convenção) sim. Quando ele alega o desrespeito ao estatuto, ele esqueceu de verificar que demos publicidade ao ato da convenção. Foi devidamente publicado, cumprindo as exigências legais. Eu, inclusive, mandei o convite para ele participar do evento e o mesmo disse que não ia. Vamos seguir com a nossa campanha e espero que ele apoie a candidatura legítima da direita em Niterói", finalizou Laterça.

< Assembleia geral da ONU é virtual pela primeira vez Comte avalia convite para assumir Educação no estado <