domingo, 29 de novembro de 2020

Justiça eleitoral esclarece dúvidas pelo WhatsApp

Essa é a primeira parceria do tipo para o WhatsApp com uma autoridade eleitoral no mundo. Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta quarta-feira (30), o “Tira-Dúvidas no WhatsApp”, um chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o aplicativo de mensagens para facilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre as eleições municipais de 2020.

Essa é a primeira parceria do tipo para o WhatsApp com uma autoridade eleitoral no mundo. A ferramenta foi desenvolvida gratuitamente pela empresa Infobip, um dos principais provedores de serviços para negócios no aplicativo. O bot, como também é chamado, é resultado de um novo acordo de cooperação entre o órgão e a plataforma para reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral.

Para conversar com o assistente virtual, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos, ou através do link. O canal automático do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, que vão desde informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.

O assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos e desmistificar os principais boatos sobre a urna eletrônica.

Niterói

Axel Grael (PDT) – O candidato da coligação União por Niterói participou de um café da manhã com moradores da comunidade Vila Ipiranga, na Zona Norte, nesta quarta-feira (30), acompanhado do candidato a vice-prefeito Paulo Bagueira (SD). No horário do almoço, Grael caminhou ao lado do prefeito Rodrigo Neves pelo Centro de Niterói. Em seguida participou de um encontro com um grupo de mulheres da Zona Sul e à noite participou de reunião com moradores do Cafubá, na Região Oceânica.

Allan Lyra (PTC) – Realizou gravação de campanha no início da tarde. Em seguida, participou de um café com candidato a vereador.

Danielle Bornia (PSTU) – Na parte da manhã, a candidata se dedicou a interagir com o eleitorado nas redes sociais, onde divulgou materiais de campanha e respondeu a perguntas de internautas. Na parte da tarde, com início às 16h na Candelária, no centro do Rio de Janeiro, participou do ato em defesa dos serviços públicos.

Deuler da Rocha (PSL) – O candidato teve reuniões internas com equipe de campanha e fez alguns vídeos de campanha.

Flávio Serafini (PSOL) – Ao lado da candidata a vice, Josiane Peçanha, começou o dia visitando o Ciep Roberto Silveira, no Barreto, que vai receber o Colégio Estadual Menezes Vieira. Além da visita à escola, Flavio e Josiane marcaram presença no ato em defesa dos servidores públicos e, no final do dia, realizaram uma roda de conversa sobre combate ao racismo.

Renata Esteves (PMB) – Passou o dia em reunião interna com o partido para alinhamento de ações da campanha.

Tuninho Fares (DC) – Participou pela manhã de reunião partidária e integrou live pelas redes sociais à noite.

Os candidatos Felipe Peixoto (PSD) e Juliana Benício (NOVO) não divulgaram material sobre o dia de campanha.

São Gonçalo

Capitão Nelson (Avante) – Durante o dia, o candidato se reuniu como a equipe e deu sequência em seu planejamento estratégico de campanha na sede de seu partido, no Centro de São Gonçalo. Já no início da noite, às 18h, o prefeitável se reuniu com apoiadores do partido e moradores do bairro do Galo Branco, em evento na rua Guilherme dos Santos Andrade. Após o encontro, Capitão Nelson realizou outra reunião, desta vez no bairro do Engenho Pequeno, na rua Expedicionário José Fernandes.

Dayse Oliveira (PSTU) – A candidata interagiu com eleitorado nas redes sociais, onde divulgou materiais de campanha e respondeu perguntas de internautas. No início da tarde, conversou sobre a campanha com a vizinhança de seu bairro, Porto Velho, em São Gonçalo.

Dimas Gadelha (PT) – O candidato da coligação: “São Gonçalo Pode Mais”, acompanhado do vice Marlos Costa, passou o dia em estúdio gravando programa eleitoral. O tema escolhido pela dupla de candidatos à prefeito e vice-prefeito de São Gonçalo foi a realização de consórcios intermunicipais para tratar de questões que envolvam Maricá, Niterói e São Gonçalo.

Dr. José Luiz Nanci (Cidadania) – O prefeito, candidato à reeleição pela coligação “Melhor o Certo do que o Duvidoso”, gravou programa eleitoral na manhã desta quarta-feira (30). À tarde, ele despachou na prefeitura e à noite seguiu com duas reuniões políticas.

Rodrigo Piraciaba (PSB) – Participou de reunião na sede do partido na parte da manhã e realizou gravação para TV à tarde.

Ricardo Pericar (PSL) – O candidato realizou reuniões com militantes no bairro da Trindade.

Os candidatos Dejorge Patrício (Republicanos), Isaac Ricalde (PCdoB) e Roberto Sales (PSD) não divulgaram material sobre o dia de campanha.

Maricá

Ciro Fontoura (Republicanos) – Participou do lançamento de um candidato a vereador, à noite, em Itaipuaçu.

César Augusto (PMN), Chiquinho (PMDB) e Fabiano Horta (PT) não divulgaram material sobre o dia de campanha.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *