Política

Maricá com chances de ganhar Centro de Hemodiálise

O local deverá oferecer atendimento ao pacientes, além de apoio de psicólogo, nutricionista e assistente social. Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Lei 2.787 de autoria do deputado Danniel Librelon (Republicanos), que prevê a criação de um Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise Peritoneal em Maricá. O local deverá oferecer atendimento ao pacientes, além de apoio com psicólogo, nutricionista e assistente social. 

Segundo o PL, os serviços oferecidos pelo Centro às pessoas com deficiência renal, deverão ser prestados por profissionais contratados via concurso público de provas ou de provas e títulos.

De acordo com o parlamentar, o fato da cidade de Maricá não possuir um centro como este, dificulta e penaliza o doente, que na maioria das vezes tem que se deslocar para outras cidades. 

"O tratamento de hemodiálise geralmente causa um impacto emocional no paciente e aos familiares. O fato de precisar comparecer à clínica de diálise três vezes na semana e permanecer por quatro horas para realizar o tratamento muda a rotina familiar", disse o deputado.

"Ter a oportunidade de fazer um tratamento perto de casa e contar com todos os serviços que serão oferecidos, vai trazer uma melhor qualidade de vida ao portadores da doença que dependem da hemodiálise para viver", destacou.

Ainda segundo o texto, a abertura do Centro deverá seguir as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o poder executivo poderá celebrar convênios com hospitais e associações. 

Publicada às 21h42

< Anvisa autoriza mais dois estudos com medicamentos contra Covid-19 Apresentação de Fred no Fluminense acontece neste sábado <