Política

Novos secretários tomam posse em Maricá

Cerimônia de posse aconteceu no Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), em Mumbuca. Foto: Evelen Gouvêa/Ascom Maricá

Os novos secretários que vão compor a equipe do prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foram empossados, na tarde desta segunda-feira (11). A cerimônia aconteceu no Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), em Mumbuca.

A mudança aconteceu nas seguintes pastas: Turismo; Esporte e Lazer; Trânsito e Engenharia Viária; Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e Comunicação Social.

“Toda mudança vem para gerar um movimento de quebra de inércia e de paralisias que são naturais em um processo de gestão. Ao mesmo tempo, esta gestão tem uma eficiência comprovada do ponto de vista das políticas que vem sendo aplicadas, o esporte avançou muito, o turismo construiu calendários, a segurança construiu marcos de cinturão, e a gente quer amplificar tudo isso com estes novos secretários que estão chegando”, afirmou o prefeito, ressaltando as mudanças que deverão ser implementadas na área da segurança pública.

“Vamos consolidar políticas e programas já implantados e gerar novos. Queremos movimentar a dinâmica da cidade em relação a estas pastas. Na segurança, por exemplo, há um conjunto de ações integradas com outros órgãos que extrapolam a dimensão da cidade, com a criação de um gabinete de gestão de segurança que possa integrar polícia civil, polícia militar e ministério público”, analisou o prefeito.

Assumindo a recém-criada Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, o tenente coronel Júlio César Veras Vieira falou sobre suas metas e sobre a expertise que pretende trazer para o município.

“Sabemos que Maricá só cresce, e minha meta é fazer com que este crescimento possa vir associado à segurança do cidadão. Queremos dialogar com as outras secretarias, não só do município, mas com todas as secretarias ligadas à segurança pública. Temos a missão de fazer inteligência e integração com outros órgãos”, destacou.

Atuando em Maricá desde 2017 no planejamento de ações de fortalecimento do Turismo, através do projeto Maricá 2030, José Alexandre Almeida falou sobre suas propostas para a pasta.

“Neste processo de trabalho e envolvimento com o setor, de reconstrução da imagem de Maricá, da promoção que a cidade precisa fazer, a partir de agora vamos tentar trazer para a secretaria uma dinâmica, fazendo com que ela possa ser um agente de desenvolvimento econômico social sustentável”, adiantou o novo secretário, que assume o lugar de Robson Dutra.

Na Secretaria de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt passa o bastão para Carlos Vagner Frauches, que deixa o cargo de coordenador na Secretaria de Esporte e Lazer para assumir a pasta. De acordo com o novo responsável, o planejamento para o próximo ano é extenso.

“O desafio é enorme. Vou tentar ampliar ainda mais o número de atendimentos às pessoas nas modalidades esportivas oferecidas em nossos núcleos e arenas. Vou fazer um processo de conscientização junto a Educação e a Saúde, para que a sociedade entenda a importância da prática regular de atividade física. Já temos este planejamento para 2020, queremos ter uma cidade que respira esporte, literalmente”, completou.

Celso Almeida Netto, que entre 2017 e 2019 comandou a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, agora assume como secretário de Trânsito e Engenharia Viária.

“Nós já fazíamos a parte da engenharia viária, da sinalização, porém, no perímetro urbano, concluímos o que deveria ser feito. Já demos um padrão para a cidade, que se adapta em qualquer região. O desafio agora é cuidar dos acessos, quando vem o verão sabemos que a população na cidade adensa muito, então a alternativa é criar acessos novos, com novos projetos de engenharia viária e novas estruturas, que a cidade ainda não conhece”, finalizou.

Na Comunicação Social, Olavo Noleto assume a vaga da ex-secretária Izabel Cristina Oliveira.

< Bolsonaro assina medida que decreta fim do seguro DPVAT PM inicia ocupação em bairros de São Gonçalo <