domingo, 29 de novembro de 2020

Operação do MP coloca contratos da saúde na mira da Alerj

Deputados formam frente para pedir abertura de comissão especial. Foto: Rafael Wallace/Alerj

Após a prisão do ex-subsecretário estadual de Saúde do Rio, Gabriell Neves, nesta quinta-feira (7), deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se uniram para garantir uma comissão de fiscalização dos contratos emergenciais da Covid-19.

O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) está tentando criar uma comissão especial para investigar os contratos da Secretaria de Estado de Saúde na pandemia. Além dele, devem compor a comissão os deputados Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e Martha Rocha (PDT).

A abertura da comissão especial proposta pelos deputados foi vetada pelo governador Wilson Witzel (PSC) na lei que reconhece o estado de calamidade.

Após a legislação voltar para análise da Casa, conforme explicou o presidente André Ceciliano (PT) em sessão plenária, ao ser questionado por Waldeck, os deputados poderão derrubar o veto para restaurar a proposta da comissão.

O subsecretário Gabriell Neves foi preso preventivamente pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) na operação ‘Mercadores do Caos’. Ele é acusado de fraudar contratos de compra de respiradores no início da pandemia e já havia sido exonerado pelo governador por conta das denúncias.

Em um dos 13 endereços nos quais o MP cumpriu mandados de busca e apreensão, foram apreendidos 25 ventiladores mecânicos. Após autorização judicial, os equipamentos foram doados para a Secretaria Estadual de Saúde.

Além de Neves, foram presos na operação outras três pessoas acusadas de integrar o esquema. Para o MP, o grupo formava uma organização criminosa para burlar contratos emergenciais através de dispensa de licitação.

Publicado às 18h19

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *