domingo, 17 de janeiro de 2021

Ordem Pública de São Gonçalo sob novo comando

O major David Ricardo Gonçalves Costa tem 43 anos. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Com extensa experiência em importantes projetos de Segurança Pública, o major da Polícia Militar, David Ricardo Gonçalves Costa, de 43 anos, assume a pasta da Secretaria Municipal de Ordem Pública de São Gonçalo, uma das prioridades da atual gestão.

“Sei que a Segurança Pública é uma pasta que tem o olhar diferenciado do prefeito Capitão Nelson. Os desafios são incalculáveis, amplos e complexos. Estamos preparados para dialogar com todas as áreas que são fundamentais para o funcionamento da pasta e definir uma meta para traçar e vencer todos os desafios. Acreditamos que, trabalhando de forma séria e firme, vamos alcançar o que desejamos”, afirmou o novo secretário.

Em concordância com a linha de trabalho do prefeito de São Gonçalo, Major David lembra que, para o desenvolvimento do município, é necessária a união entre as forças de segurança.

“Nosso primeiro passo é conclamar as forças de segurança do Estado, ou seja: a Polícia Civil e a Polícia Militar, além de organizar a Guarda Municipal e integrar essas forças para formar uma frente ampla contra a violência. Pensamos inicialmente em organizar essas equipes para que elas atuem de forma integrada e que possamos reocupar os espaços que atualmente estão tomados pela marginalidade. Queremos devolver ao cidadão a paz e a tranquilidade”, disse o secretário.

Para isso, Major David – que antes de aceitar o convite do Capitão Nelson exercia a função de Coordenador Operacional do Segurança Presente no Estado do Rio de Janeiro – pretende ampliar o Programa Segurança Presente em São Gonçalo.

“Melhorar o atendimento e ampliar o Programa Segurança Presente no município também é uma das principais demandas do prefeito. Ainda não temos uma definição de novos bairros que serão atendidos, mas é certo que daremos uma atenção maior ao programa. Queremos fazer uma redefinição para que o Segurança Presente, em conjunto com as demais forças de segurança, consiga prestar o atendimento que o cidadão espera, que é um policiamento de proximidade. Queremos implementar os resultados do programa que vivenciamos em outros lugares dentro de São Gonçalo”, declarou.

Um dos principais pontos debatidos pelo prefeito durante a campanha, a retirada das barricadas também é uma das prioridades do secretário de Ordem Pública, que assegura que o cidadão gonçalense vai voltar a circular em paz e dignamente pela cidade.

“Efetivaremos a proposta da retirada das barricadas do Capitão Nelson na prática. Para isso, vamos nos organizar com as polícias Militar e Civil, traçar estratégias e atacar os pontos nevrálgicos do município. São Gonçalo está muito carente de atenção e de boas práticas. Vamos trabalhar bastante com o intuito de promover essa ocupação do território de forma adequada, organizar a ocupação do solo e do espaço urbano para que as pessoas voltem a transitar em paz dentro do município”, garantiu o Major David.

O Major da Polícia Militar, David Ricardo Gonçalves Costa, é Bacharel em Segurança Pública. Ingressou na PM em 2000 como soldado. Em 2003, entrou na Academia de Polícia Militar saindo Aspirante a oficial no ano de 2005. Um ano depois passou pelo BPTUR.

Em 2007, coordenou a operação Arariboia, uma ação de ordenamento urbano na cidade de Niterói.

Foi chefe da Equipe na Operação Lei Seca em 2009 e chefe de Equipe na Operação Barreira Fiscal de 2010 a 2014.

Em 2015, tornou-se coordenador do Lapa Presente. Coordenador do Centro Presente de 2016/2017, coordenador do Niterói Presente em 2017/2019, coordenador do Nova Iguaçu Presente em 2020.

De agosto a dezembro de 2020, assumiu o posto de Coordenador Operacional do Segurança Presente no Estado do Rio de Janeiro.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *