terça, 20 de outubro de 2020

Pedido de impeachment do prefeito de SG na Procuradoria

Prefeito é alvo de denúncia na Cãmara de Vereadores. Foto: Eduarda Hillebrandt

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci (Cidadania), pode enfrentar um processo de cassação na Câmara de Vereadores. Pelo menos é isso o que deseja o Movimento Brasil Livre (MBL).

A Procuradoria da Casa analisa se a denúncia tem embasamento jurídico antes de passar a bola para os vereadores.

Para avançar, a denúncia precisaria passar por uma comissão especial e ser aprovada por dois terços dos vereadores, conforme prevê legislação federal. O regimento da Câmara de São Gonçalo não prevê prazo para essa tramitação.

Coordenador do MBL na cidade, o advogado Marcos Tavares esteve na Câmara no último dia 21 para protocolar a denúncia.

O motivo? Suspeita de troca de favores entre o prefeito e a larga bancada governista.

A denúncia tem como base o discurso do vereador Lecinho (MDB) no dia 21 de agosto do ano passado, quando vereadores contrariaram o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aprovaram as contas de Nanci por 19 votos a 6, na Câmara Municipal.

O parecer do TCE apontava, em suma, que Nanci extrapolou o limite da folha de pagamento.

Impeachment

Pela denúncia, Lecinho teria usado a tribuna para criticar a postura do MBL, que estaria abordando parlamentares na Casa para questionar o voto.

“Eu tô concretando o Morro do Abacatão (bairro Boa Vista) todo. Prefeito, muito obrigado! Tenho meus ofícios desde 2015 e estou tirando o povo da lama”, disse o vereador na tribuna.

Para o MBL, o discurso indica que Nanci teria favorecido a base eleitoral de Lecinho em troca do voto favorável.

“Houve crime de responsabilidade e houve intervenção direta no Legislativo, por isso recomendamos a cassação”, explicou o coordenador do movimento, Marcos Tavares.

Lecinho rebate

O vereador citado na denúncia acredita que o processo contra Nanci não vai prosperar e não respondeu sobre a denúncia de favorecimento. Ao Plantão Enfoco, voltou a atacar o MBL.

“Não vou dar Ibope ao MBL. Se eles querem ser candidatos, tem que ir para as urnas, não ficar denegrindo a imagem das pessoas. Não vou me pronunciar. Se o movimento é Brasil Livre, por que a Câmara não pode exercer a liberdade do voto?”, questionou o vereador.

O que diz Nanci

O prefeito, de primeira viagem, negou qualquer interferência no Legislativo. Em nota o prefeito informou que: ‘A denúncia não procede. A Prefeitura realizou nos últimos três anos o asfaltamento mais de 20 quilômetros de ruas em diversos bairros’.

TCE

O parecer prévio do TCE para as contas de 2018 também foi contrário. Segundo o Tribunal, desta vez o problema não foi a folha de pagamento, mas sim os gastos com imprevistos.

Os vereadores devem votar o parecer ainda neste primeiro semestre. O presidente da Casa, Diney Marins (Cidadania), foi oficiado sobre a análise do tribunal.

Antes das contas serem analisadas pelas comissões de Finanças e Orçamento, Nanci tem um prazo de duas semanas para responder aos questionamentos do TCE.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

8 thoughts on “Pedido de impeachment do prefeito de SG na Procuradoria

  1. Com moita tristeza temos que ouvir mais uma vez como a corrupção ataca o nosso município. Não só o prefeito é essa lacra de vereadores que apoiam a corrupção, fazendo do município uma cidade largada, estão parando o desenvolvimento de São Gonçalo.
    Esperemos que nas próximas eleições, a gente fiquem conscientes do que está acontecendo,quando se vendem os votos por 100 reais!

  2. São Gonçalo está completamente largado e esburacado esse prefeito nunca fez nada pela cidade ele alega que não conseguiu uma empresa pra fornecer a matéria prima asfáltica para a usina da cidade funcionar só ele que não consegue pois deve roubar a maior parte e oferecer o restinho como pagamento cara de pau

  3. MARILDA moro em São Gonçalo no bairro Rio Do Ouro o meu bairro está abandonada não têm asfalto não saneamento básico não têm iluminação pública só têm IPTU na rua prisional Rj 106 está completamente esburacada cadê ó prefeito Nanci?

  4. Fiquei indignada com a eleição deste burguês , é isso que ele é .
    Benefício somente aos seus parentes e amiguinho também .
    Digo bem feito para quem vendeu o seu voto , independente de como fez , mas vendeu sem pensar no amanhã .
    Meus pêsames a vocês .
    Fora nanci ,

  5. Porque se resiste a reclamações, os desmandos, principalmente quando se trata de políticos, e porque só são eleitos os candidatos milionários, devemos sim, cobrar a verdade deles, pois quando roubam, retiram do povo direitos básicos como saúde pública, educação, transporte, lazer, etc, etc, este administrador eleito pelo outros votos do povo de São Gonçalo, está fazendo conluio não só com algumas bancadas política, existem Bairros sendo calçados que estão sendo manipulafos por grupos opressores, certamente pertencentes a milicia, onde este administrador está garantindo seu voto futuro. Um povo livre ê um povo de visão, um povo de visão deve ser respeitado, o Brasil, está virando terra sem Lei, sem ordem e sem progresso, onde qualquer insensato pode ser o administrador, roubar sem ser questionado, passar por cima da ordem sem ser punido, e ainda recebendo prêmios e honras, cuja elite os eleva a patamares inatingíveis sem serem incomodados em detrimento dos votos que os elegeram. Não seriam punidos somente com suas cassações, também seriam obrigados a devolverem os bens usurpador, pelo uso do poder concedido.

  6. Já está mais do que na hora de sair mesmo, não fez nada em São Gonçalo, apena tampou alguns buracos com um asfalto de má qualidade que é o asfalto frio, já até apelidei os do meu bairro de fenix, cobrem hoje, renascem amanhã… E depois do que Ricardo Pericar denunciou ontem, confirmou-se que já sai tarde Nanci.

  7. Demorou muito pra isso. Esse prefeito não faz nada, estou com uma conhecida de cama com suspeita de corona, nenhuma hospital de são gonçalo fez o teste e nem quis aceita-la. Esta em casa de quarentena , não consegue nem levantar da cama, estamos largados as traças. #forananci

  8. Numca São Gonçalo teve tão largada e sem progresso menhum não fez um hospital não fez os concertos das ruas pois os buracos são os mesmo a 4 anos praças ficou abandonadas sistema de saude fraca sem remedios para certas doenças nada de envetimentos na industria e comercios sendo multados periodicamente unica que ajuda o municipio e levam multa a torta e direita eu.nao sou comerciantes mais vejo acontecer toda hora simplemente pessimo governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *