sábado, 06 de março de 2021

Prefeito de Niterói anuncia metas e Segurança Presente em toda a cidade

Prefeito Axel Grael anunciou as estratégias para os próximos quatro anos na reabertura oficial do ano legislativo em Niterói. Foto: Berg Silva / Ascom Niterói

O prefeito Axel Grael participou nesta terça-feira (23) da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Niterói. Em seu discurso, o chefe do Executivo Municipal apresentou projetos de sua gestão para a cidade e destacou os desafios para o enfrentamento à pandemia.

“Com a união de toda a sociedade e a republicana relação entre os poderes, Niterói vai seguir à frente”

Axel Grael foi recebido pelo presidente da Câmara, o vereador Milton Cal. Estiveram presentes também o vice-prefeito Paulo Bagueira, o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Bira Marques, a secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, e a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, entre outros integrantes da administração municipal.

O prefeito ressaltou que a necessidade de união de esforços para suplantar os obstáculos impostos pela pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, será preciso trabalhar para que a Covid-19 não acentue as desigualdades sociais.

“Em Niterói, a expectativa é que a retomada tenha contornos menos traumáticos pois, nos últimos anos, durante a gestão do prefeito Rodrigo Neves, o município apostou no planejamento estratégico e gestão fiscal responsável para garantir a racionalização dos gastos, transparência e assertividade dos investimentos”

Entre os projetos apresentados pelo prefeito para os próximos quatro anos estão a implantação da Nova Alameda e do Terminal de Integração do Caramujo e o prosseguimento das obras de drenagem e infraestrutura na Região Oceânica. Ele lembrou que a despoluição do sistema lagunar já começou a sair do papel, com a implantação do Parque Orla Piratininga, e ressaltou a intenção de impulsionar a revitalização do Centro e de expandir o Niterói Presente para todas as regiões da cidade, além de ampliar as ações do Pacto Niterói contra a Violência.

Retomada Econômica

mercado municipal, niterói, drone, pedro conforte
Inauguração do Novo Mercado Municipal está entre as principais apostas para retomada econômica em Niterói. Foto: Pedro Conforte

Desenvolvimento de um ecossistema de inovação, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Serão desenvolvidos os projetos do Polo Logístico do Mar, além do Novo Mercado Municipal, Nova Orla e apoio ao Turismo. Também será colocado em prática um programa de melhorias habitacionais, com medidas para a geração de emprego e renda nas comunidades, além das obras que levarão mais segurança e dignidade para os niteroienses em maior situação de vulnerabilidade social.

Segurança

Segurança Presente, Niterói
Segundo o prefeito Axel Grael, Niterói contará com o programa Segurança Presente em toda a cidade. Foto: Karina Cruz

Sem detalhar datas, o prefeito Axel Grael anunciou a expansão do programa Segurança Presente para todas as regiões da cidade e as ações do Pacto Niterói contra a Violência, que incluem iniciativas de inclusão e prevenção, serão ampliadas. Programas como o Niterói Jovem EcoSocial e o Aprendiz – Música na Escola vão avançar ainda mais.

Urbanismo e Mobilidade

A Zona Norte será foco de um novo ciclo de investimentos, que inclui a implantação da Nova Alameda e do Terminal de Integração do Caramujo. Toda a Região Oceânica será alcançada pelas obras de drenagem e infraestrutura que já beneficiaram mais de 200 ruas.

Sustentabilidade

A despoluição do sistema lagunar já começou a sair do papel, com a implantação do Parque Orla Piratininga, projeto premiado que vai solucionar um problema histórico. Será alcançada a universalização do saneamento básico, imprescindível não apenas para as questões relacionadas ao Meio Ambiente, mas para a saúde e dignidade dos niteroienses.

Saúde

Modernização do sistema de saúde, com a implantação do prontuário eletrônico. O programa Remédio em Casa será expandido e o Programa Médico de Família vai alcançar 100% do público-alvo.

Educação 

Entre as ações estão a ampliação da oferta do horário integral nas escolas da rede. Neste momento, as prioridades são combater a evasão escolar e garantir a retomada das aulas presenciais com segurança para alunos, professores e demais profissionais envolvidos. Está sendo realizado um amplo investimento na infraestrutura das escolas, permitindo o acesso a ferramentas tecnológicas que hoje se fazem importantes para o ensino.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *