quarta, 21 de outubro de 2020

Prefeito de Niterói anuncia parceria com hospitais particulares

Prefeito Rodrigo Neves se reunião com representantes da saúde pública e privada para definir os rumos da cidade contra o Covid-19. Foto: Rede Social
Prefeito Rodrigo Neves se reunião com representantes da saúde pública e privada para definir os rumos da cidade contra o Covid-19. Foto: Rede Social

O prefeito Rodrigo Neves se reuniu nesta terça-feira (17) com representantes de 15 grandes hospitais e clínicas privadas de Niterói e conseguiu a garantia de que a rede particular de saúde da cidade vai colaborar com os esforços para conter o avanço do novo Coronavírus. Na reunião, foram anunciados novos leitos de UTI no Hospital Municipal Orêncio de Freitas, no Barreto, além dos já determinados pelo plano de contingência da Secretaria Estadual de Saúde.

A reunião tratou ainda da disponibilização de leitos de UTI do setor privado de Niterói para atender a eventuais pacientes com Coronavírus. Uma força-tarefa pública e privada de saúde foi formada com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde e do setor privado para acertar detalhes da disponibilização dos leitos. A rede privada também se dispôs a ceder leitos fora das UTIs para pacientes que necessitem de internação, mas que não apresentem quadro clínico grave.

“Nossos hospitais privados vão contribuir com a saúde da população e nos ajudar a sair da crise da COVID-19. Essa parceria possibilitará a utilização de mais leitos de UTI, caso sejam necessários. Nós já cumprimos a previsão de leitos do Estado, mas estamos ampliando esse número para evitar mortes em caso de propagação grande do novo Coronavírus”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, disse que haverá a montagem imediata de mais 14 leitos de UTI do Hospital Orêncio de Freitas, além dos que já estão garantidos de acordo com o plano de contenção da Secretaria Estadual de Saúde.

O presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (Sindhleste), Vinicius Queiroz, afirma que Niterói tem uma rede privada de alto nível disposta a ajudar no que for preciso.

“Temos excelentes hospitais particulares na cidade e todos já estão preparados para receber pacientes com Coronavírus. Vamos atender da melhor forma possível a nossa população”, destacou.

Alerta

O prefeito também ressaltou a importância do isolamento social para evitar a disseminação do novo Coronavírus.

“Nessas duas próximas semanas teremos os momentos mais críticos de propagação desse vírus em Niterói. A gente precisa reduzir a presença das pessoas em circulação nas ruas da cidade”, informou Rodrigo.

Emergência

No último sábado, a Prefeitura instalou o Gabinete de Crise, com representantes de vários órgãos municipais e definiu medidas, como a suspensão das aulas na rede pública de Niterói, o fechamento à visitação, por 30 dias, de espaços públicos como Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Campo de São Bento, Hortos do Fonseca e do Barreto, Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), Parque da Cidade e Parque das Águas.

O concurso da Fundação Estatal de Saúde – que já tinha mais de 30 mil inscritos e teria provas realizadas no próximo fim de semana – também foi suspenso. Igrejas católicas, evangélicas e as outras denominações religiosas não realizarão celebrações presenciais nos próximos dois fins de semana em Niterói.

Nesta terça-feira foram publicados os decretos que garantem todas as ações anunciadas. Também foi publicado o decreto que autoriza a prefeitura a tomar medidas como isolamento, quarentena e a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas em pessoas com suspeita de contaminação, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos, estudo ou investigação epidemiológica e requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *