sexta, 27 de novembro de 2020

Senador Arolde de Oliveira morre vítima da Covid-19

informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), de 83 anos, morreu na noite desta quinta-feira (21) vítima da Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar, que fez um post nas redes sociais do político, pouco depois das 21h.

“Comunicamos que nesta noite (dia 21 de outubro) o Senhor Jesus recolheu para si nosso amado irmão, Senador Arolde de Oliveira. Falecido vítima de Covid e como consequência a falência dos órgãos. A família agradece o carinho e orações. Mais informações à posteriori”, dizia o comunicado.

O prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) decretou luto oficial de três dias no município a partir desta quinta-feira (22).

“Hoje, 21/10, nos lares do Rio de Janeiro, há uma lágrima em cada olhar e em cada coração, um sentimento de saudade e tristeza […] Eu e minha família estamos orando para que Deus conforte seus familiares, amigos e admiradores”, disse.

Crivella contou que Arolde honrou e dignificou os votos que recebeu “em sua brilhante e imaculada carreira política”. E lembrou que ele “foi também deputado constituinte e secretário de transportes de nossa cidade, sempre com uma trajetória digna e honesta”, continuou.

O governador em exercício Cláudio Castro (PSC) disse que o trabalho de Arolde na política e na comunicação do Brasil deixam um legado social em prol da população, em especial dos fluminenses.

“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento do senador Arolde de Oliveira, na noite desta quarta-feira (21), vítima da Covid-19. Minha solidariedade aos familiares e amigos, assim como a todos aqueles que perderam entes queridos nesta pandemia. O Governo do Estado decreta luto oficial de três dias”, finalizou.

Em nota, o Senado Federal informou que o político teve falência múltipla de órgãos. O senador foi diagnosticado com o novo coronavírus ainda em setembro e no início de outubro precisou ser internado em função da doença. 

Parlamentares se manifestam

Diversos colegas parlamentares prestaram condolências aos familiares de Arolde, através das redes sociais, após a notícia do falecimento. Veja alguns tweets:

Trajetória

Arolde era casado com Yvelise de Oliveira, com quem tinha uma filha: a cantora gospel Marina de Oliveira. Junta a família chefiava a Rádio 93 FM e o Grupo MK Music, empresas famosas no meio evangélico. Ele era engenheiro, economista e senador da República Federativa do Brasil, com mandato vigente de 2019 a 2026, pelo Partido Social Democrático (PSD).

Nascido em 11 de março de 1937 em São Luiz Gonzaga, no interior do Rio Grande do Sul, era filho mais velho de Horácio Gonçalves de Oliveira e Margarida Barbosa Gonçalves.

Foi nove vezes eleito deputado federal representando o Estado do Rio (1983 a 2018). Também foi secretário de Trabalho e Renda do Rio (2015 a 2016) e secretário Municipal de Transportes do Rio (2003 a 2006).

Iniciou sua formação na Escola Preparatória de Cadetes de Porto de Alegre. Graduou-se no Curso de Formação de Oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN. Ex-Oficial do Exército Brasileiro, alcançando a patente de Capitão da Arma de Engenharia, ele era graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro (IME).

Também era graduado em Ciências Econômicas na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, atual Cândido Mendes; além de ser pós-graduado em Mecânica Quântica, Matemática Moderna e Engenharia Econômica; além de ter feito curso da Escola Superior de Guerra (ESG).

Cremação

A cremação do corpo será na manhã desta sexta-feira (23), no Crematório do Caju, sem horário definido, não terá velório devido à causa da morte.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *