Política

TSE inclui medidas sanitárias em normas eleitorais

Votação paralela em Fortaleza (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Votação paralela em Fortaleza (Marcelo Camargo/Agência Brasil) |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
As medidas foram aprovadas em plenário nesta quinta-feira (1º). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (1º) a inclusão nas normas eleitorais das medidas previstas no Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de novembro.

Com a formalidade, passam a ser obrigatórias as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus durante a votação, conforme previstas no plano de segurança, que já havia sido anunciado no início de setembro.

Entre outras medidas, os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

Também foi oficializado a expansão do horário de votação, que começará as 7h, conforme já anunciado anteriormente pelo TSE, e o treinamento remoto dos mesários. 

As novas regras preveem ainda a transferência temporária de eleitor para permitir melhor distribuição entre os locais de votação e diretrizes complementares do comitê de monitoramento das eleições. Foi regulamentada também a justificação de ausência às urnas por meio do aplicativo e-título.

Agência Brasil

< Foto no cadastro do Enem deve ser inserida até esta quinta Corregedor da Câmara defende processo contra Flordelis <