Política

Vereadora denuncia transfobia na Câmara de Niterói

Publicada às 10h16. Atualizada às 12h.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadora denuncia transfobia na Câmara de Niterói
|  Foto: Foto: Pedro Conforte
Segundo a denúncia, colegas de bancada precisaram intervir. Foto: Arquivo/ Pedro Conforte

A vereadora Benny Briolly (Psol) usou as redes sociais para denunciar transfobia e tentativa de agressão física durante uma sessão da Câmara de Niterói na noite desta quinta-feira (25). De acordo com a denúncia, os atos teriam sido cometidos pelo vereador Douglas Gomes (PTC).

Segundo a vereadora, o caso ocorreu no momento em que a mesma defendia a retirada do vereador da vice-presidência da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente. De acordo com a nota divulgada nas redes sociais de Benny, Douglas foi ao microfone chamar a vereadora de "vagabundo, moleque, seu m* e mentiroso".

Ainda de acordo com a vereadora, colegas de bancada precisaram intervir para impedir que uma agressão física acontecesse.

"Chorei, senti medo, senti a dor de ser mulher negra e trans na política, mas não recuei", desabafou Benny.

https://twitter.com/BennyBriolly/status/1375239646196678657

O vereador, por sua vez, informou que diariamente é chamado de fascista, racista e genocida e que nesta quinta-feira (25), além dessas injúrias, foi chamado de 'moleque'.

"A bancada se irritou, pois eu apresentei uma Moção de repúdio, que foi aprovada, para o MTST, que cometeu um ato criminoso, fechando a RJ-104, ateando fogo em pneus, impedindo o ir e vir das pessoas e, inclusive, pondo a vida das pessoas em risco.

Em nenhum momento agredi nenhum vereador, inclusive, já conversei com diversos parlamentares que estavam presentes na sessão de ontem, que foi transmitida ao vivo pela casa", disse em nota.

Nas redes sociais, ele se pronunciou dizendo que "mais uma vez, fui ofendido na Câmara Municipal de Niterói. Mas diferente dos outros dias, não me calei".

https://twitter.com/verdouglasgomes/status/1375246358588841986

Após a confusão, o presidente da Câmara teria encerrado a sessão.

A equipe do Plantão Enfoco entrou em contato com a Câmara Municipal, mas ainda não teve retorno.

< Fuga radical acaba mal para foragido da Justiça em Niterói Bolsonaro assina decreto que cria comitê de combate à Covid-19 <