sábado, 23 de janeiro de 2021

Vereadores tomam posse em Niterói com cerimônia restritiva

Vereadores de Niterói tomaram posse nesta sexta-feira (1º). Foto: Karina Cruz

Com cerimônia restritiva, devido ao novo coronavírus, os 21 vereadores eleitos em Niterói tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1º). O evento que começou pouco depois das 11h, com uma hora e cinco minutos de atraso, e foi comandado por Paulo Velasco (AVANTE), 72 anos – pelo critério dele ser o parlamentar mais idoso.

A nova Mesa Diretora da Casa, que tem como 1º Vice-presidente o vereador reeleito Milton Cal (PP), foi eleita logo após a posse dos parlamentares. Além do presidente, foram escolhidos pelo conjunto dos vereadores o 1º e 2º vice-presidente e o 1º e 2º secretário.

Em seguida, o presidente eleito da Câmara dará posse ao prefeito Axel Grael (PDT) e ao vice-prefeito Paulo Bagueira (Solidariedade), ex-presidente da Casa.

Cal contou durante sessão que o recesso da Casa Legislativa foi suspenso nos meses de janeiro e fevereiro.

No final de dezembro, o prefeito Axel declarou apoio à candidatura do vereador Cal à Presidência da Câmara. A nomeação também tinha aceitação de determinados vereadores reeleitos, que durante as últimas plenárias já comentavam a possibilidade.

O parlamentar Binho Guimarães será o líder da bancada do PDT, partido de Grael, que elegeu quatro vereadores, sendo esta a maior legenda no Legislativo niteroiense.

Andrigo foi o vereador mais votado nas eleições de 2020, com 4.783 votos – 1,91% do total, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Na semana passada, foi adiantada a informação de que ele seria líder do Governo na Casa Legislativa.

Outro partido com maior representatividade é o PSOL que ficou com a segunda maior bancada, passando de dois para três parlamentares — sendo duas renovações: o professor Túlio (4.534 votos) e Benny Briolly (4.367 votos). A baixa da legenda de oposição foi dada por Renatinho do Psol, que não conseguiu se reeleger. Paulo Eduardo Gomes foi reeleito com 3.978 votos.

Em 2021, a Câmara deixa de ter apenas uma figura feminina, que há cerca de três anos é representada apenas pela petista Veronica Lima, e passa a ter reforço de mais duas mulheres no plenário: a professora Walkiria Nictheroy (PCdoB); e a primeira mulher transexual a ser eleita na história de Niterói: Benny Briolly (PSOL).

Nictheroy assume mandato no lugar do vereador eleito Leonardo Giordano, da mesma legenda. Este último aceitou convite do prefeito eleito Axel para assumir a secretaria de Cultura de Niterói, no lugar de Victor De Wolf. Portanto, ele toma posse nesta sexta, mas logo se licenciará, cedendo o lugar à colega.

Dias antes da posse, o engenheiro Carlos Boechat, do PDT, eleito com 2.916 votos, morreu em decorrência da Covid-19, e teve a vaga ocupada por Adriano Boinha. No início da solenidade desta sexta, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Boechat e as milhares de vítimas da Covid-19.

Os vereadores eleitos foram chamados em ordem alfabética para tomar posse do cargo nesta sexta. Eles não fazem uso da palavra. Cada um pôde levar até dois convidados. Dos 21 vereadores, oito chegam ao Legislativo pela primeira vez. São eles:

  • Professor Tulio (PSOL) – 4.534 votos
  • Benny Briolly (PSOL) – 4.367 votos
  • Fabiano Gonçalves (Cidadania) – 3.464 votos
  • Binho Guimarães (PDT) – 2.999 votos
  • Douglas Gomes (PTC) – 2.416 votos
  • Adriano Boinha (PDT) – 1.764 votos (suplente)
  • Folha (PSD) – 1.362 votos
  • Walkiria Nictheroy (PCdoB) – 1.779 votos (suplente)

Veja a lista completa de vereadores

Andrigo (PDT) – 4.783 votos
Professor Tulio (PSOL) – 4.534 votos
Renato Cariello (PDT) – 4.458 votos
Paulo Velasco (AVANTE) – 4.378 votos
Benny Briolly (PSOL) – 4.367 votos
Cal (PP) – 4.320 votos
Veronica Lima (PT) – 4.220 votos
Paulo Eduardo Gomes (PSOL) – 3.978 votos
Leandro Portugal (PV) – 3.838 votos
Gallo (Cidadania) – 3.597 votos
Beto da Pipa (PL) – 3.532 votos
Fabiano Gonçalves (Cidadania) – 3.464 votos
Binho Guimarães (PDT) – 2.999 votos
Dr. Emanuel Rocha (Solidariedade) – 2.956 votos
Adriano Boinha (PDT) – 1.764 votos (suplente)
Leonardo Giordano (PC do B) – 2.676 votos
Walkiria Nictheroy (PCdoB) – 1.779 votos (suplente)
Rodrigo Farah (MDB) – 2.632 votos
Douglas Gomes (PTC) – 2.416 votos
Daniel Marques (DEM) – 2.411 votos
Casota (PSDB) – 1.512 votos
Folha (PSD) – 1.362 votos

Votação para Mesa Diretora

O Regimento Interno da Câmara de Niterói revela que na hipótese de não haver número suficiente para eleição da Mesa, o vereador mais idoso entre os presentes permanecerá na presidência e convocará sessões diárias, até que seja eleita a Mesa Diretora.

A eleição dos membros da Mesa acontece por maioria absoluta (11 vereadores), assegurando o direito de voto inclusive aos candidatos a cargos na Mesa por meio de votação nominal.

A votação nominal é aquela chamada, em ordem alfabética, dos nomes dos vereadores, pelo presidente em exercício, o qual procederá à contagem dos votos e à proclamação dos eleitos.

Havendo mais de duas chapas e nenhuma delas atingir maioria absoluta dos votos, será procedido ao segundo turno com as duas chapas mais votadas.

Poderão concorrer quaisquer vereadores, titulares, ainda que tenham participado da Mesa na legislatura presente. O suplente de vereador convocado somente poderá ser eleito para cargo da Mesa quando não seja possível preenchê-lo por membro titular.

Em caso de não haver maioria absoluta nas eleições para membros da Mesa, será feita votação para desempate e, se o empate persistir, há uma terceira avaliação, após a qual, se ainda não tiver havido definição, o concorrente mais votado nas eleições municipais será proclamado vencedor.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *