Cidades

Carnaval: blocos de rua são cancelados no Rio, Niterói e Maricá

Publicado às 18h58 / Atualizado às 19h40


Imagem ilustrativa da imagem Carnaval: blocos de rua são cancelados no Rio, Niterói e Maricá
Prefeitura do Rio cancelou os desfiles de blcoos de carnaval na cidade. Foto: Fernando Maia / Riotur

Pelo segundo ano consecutivo não vai ter carnaval de rua no Rio. A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (4) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), em transmissão feita pela internet. No entanto os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí estão mantidos.

Em sua justificativa, o prefeito atribuiu a decisão por conta do aumento de casos da Covid-19, devido a nova variante Ômicron, o que, segundo ele, torna inviável a liberação dos 450 blocos existentes na cidade. Eduardo Paes ainda informou que já não haveria mais tempo suficiente para a organização do carnaval de rua.

O prefeito do Rio disse ainda que chegou a apresentar uma proposta aos patrocinadores para definir dois ou três pontos da cidade e garantir o desfile de blocos mais tradicionais, mediante testagem promovida pela prefeitura, comprovante de vacina e todos os cuidades recomendados pela Anvisa. Mas a proposta não teria sido aceita pelas lideranças dos próprios blocos, que ainda estudam fazer uma contraproposta.

Niterói e Maricá

Tradicional desfile das escolas de samba na Rua da Conceição foram mantidos pela Prefeitura de Niterói. Foto: Arquivo

Além do Rio, a Prefeitura de Niterói também anunciou no final desta tarde que não haverá blocos de rua no município. Além disso, festas também também não serão autorizadas, inclusive em clubes.

No entanto, foram mantidos os desfiles de escolas de samba na Rua da Conceição, no Centro. E como acordado com a associação das escolas de samba de Niterói, os componentes terão que apresentar comprovante de vacinação e testagem.

Segundo a prefeitura, para assistir os desfiles nas arquibancadas, será obrigatório o uso de máscaras, distanciamento e mediante apresentação do passaporte da vacinação. A prefeitura alerta, no entanto, que dependendo da situação da pandemia na cidade e na Região Metropolitana pelas próximas semanas, o evento também poderá ser cancelado.

Além disso, a prefeitura vai iniciar na segunda o funcionamento de um posto avançado de testagem no campus da UFF no Gragoatá.

Antes mesmo das prefeituras do Rio e Niterói anunciarem as medidas, em Maricá o prefeito Fabiano Horta (PT) também já tinha declarado o cancelamento das festividades na cidade.

< Consulta pública rejeita prescrição médica para vacinar crianças Tarifa das barcas vai custar R$ 7,70 no trajeto Rio-Niterói <