Cidades

Visitantes são flagrados em gruta e cachoeira interditadas em Maricá

Publicado às 12h25. Atualizado às 18h40.

Imagem ilustrativa da imagem Visitantes são flagrados em gruta e cachoeira interditadas em Maricá
Pontos turísticos estão recebendo visitantes mesmo após ação de bloqueio da Defesa Civil. Foto: Karina Cruz

Visitantes foram flagrados na Gruta da Sacristia e na Cachoeira de Espraiado, em Maricá, nesta terça-feira (25) mesmo após interdição da Defesa Civil devido ao risco do desabamentos de rochas nos locais.

Na Cachoeira do Espraiado, famílias com crianças e casais foram vistos tanto próximo as telas de proteção quanto em cima dos locais interditados.

Os frequentadores, que preferiram não ter a identidade revelada, alegaram que o local não apresentava mais riscos. No entanto, a Defesa Civil do município informou que o bloqueio permanece depois que técnicos constataram riscos geológicos com possíveis quedas de rochas.

Comerciantes locais estariam sendo prejudicados com a interdição do ponto turístico.

“Aqui costuma encher, muitas pessoas deixaram de vir, mas só uma parte tá interditada.” alegou um comerciante que preferiu não se identificar.

Na Gruta da Sacristia, o acesso também segue interditado, porém visitantes ignoram os riscos. Apenas na manhã desta terça-feira (25), cerca de quatro pessoas foram vistas no local. Os dois locais são considerados pontos turísticos da cidade.

Defesa Civil

A gruta da sacristia foi interditada no dia 15 de janeiro. De acordo com o laudo da Defesa Civil, os pequenos blocos rochosos estão muito próximos da ponta da estrutura, que tem aproximadamente quatro metros de altura e localizam-se, exatamente, acima da área em que moradores e turistas normalmente se posicionam para fotos.

Visitantes foram flagrados na Gruta da Sacristia. Foto: Karina Cruz

Já a Cachoeira do Espraiado, interditada ainda em novembro de 2020, há risco de queda de blocos de rocha de construção do muro e a possibilidade de uma árvore de grande porte cair na cachoeira, num trecho que normalmente é ocupado por banhistas. Já na outra margem da cachoeira, vários blocos de rocha encontram-se instáveis na encosta, apresentando risco de queda.

Solução

De acordo com a Prefeitura de Maricá, para a abertura da Gruta Da Sacristia, será necessária intervenção da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) para a retirada dos blocos soltos que oferecem o risco de queda.

Sobre a Cachoeira do Espraiado a Somar diz que terá que fazer a retirada de todo o muro, substituindo-o por uma construção que resista ao alto fluxo d`água. Também será necessária a estabilização dos blocos de rocha presentes na margem florestada. Caberá à Secretaria de Cidade Sustentável observar a instabilidade da árvore de grande porte para que uma solução seja tomada.

Procurada, a Prefeitura de Maricá ressaltou que a Cachoeira do Espraiado está interditada para acesso, com faixa da Defesa Civil no local. Equipes da Secretaria de Ordem Pública intensificaram as rondas na Gruta da Sacristia e na Cachoeira do Espraiado para inibir a entrada de pessoas e orientar os visitantes.  

Ainda de acordo com o Executivo, não há prazo para a liberação dos acessos ao público. A justificativa para interdição surgiu após técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) detectaram a existência de risco geológico muito alto para essa região.

< Ação flagra motoristas dirigindo sob efeito de álcool em Maricá Drogas apreendidas em casa abandonada na Zona Sul de Niterói <