domingo, 25 de outubro de 2020

Confirmado vazamento de esgoto em Arraial

prainha, arraial, esgoto, prolagos
Segundo Inea, Prainha já está liberada para banho de mar (Foto: Arquivo)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) confirmou, nesta sexta-feira (1º), o vazamento de esgoto na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Segundo o Instituto, o canto direito da praia ainda apresenta condições impróprias para banho. O cenário se deve às fortes chuvas que atingiram o município, na última sexta-feira (25), e causaram o rompimento de uma tubulação de drenagem na Prainha.

“Na Praia dos Anjos, ocorreu a abertura do canal de drenagem para escoamento das águas pluviais, a fim de evitar alagamentos na cidade. A análise da água dessa praia – coletada na última terça-feira (29) – apresentou indícios de contaminação por esgoto doméstico”, explicou.

A análise da qualidade das águas leva em consideração a quantidade de bactérias de origem fecal em cada 100 ml de água, com base na resolução CONAMA 274/2000. 

O Inea notificou, preventivamente, a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Superintendência regional do órgão, na quarta-feira (30), pedindo esclarecimentos sobre o caso, e o prazo de resposta é de 15 dias.

Ainda de acordo com a análise do Instituto, as praias do Forno e Prainha possuem boa condição de balneabilidade, podendo receber banhistas.

“Os técnicos do Inea constataram, em vistoria, que na Prainha, após as chuvas intensas, houve extravasamento da lagoa próxima, causando o rompimento da tubulação de drenagem, o que trouxe parte da água esverdeada para o mar. Já na Praia do Forno, houve o escoamento superficial da água da chuva, carregando terra, detritos e vegetação para o mar, dando origem à mancha escura na água”, explicou.

Na próxima semana, será feita uma nova análise de balneabilidade das praias do local pelo Inea.

A Prefeitura de Arraial e a concessionária Prolagos, responsável pelo saneamento e tratamento de esgoto no município, também foram notificadas para esclarecimentos ao Ministério Público na última quarta-feira (30).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Confirmado vazamento de esgoto em Arraial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *