Cidades

Flagrantes de aglomeração no Rio e em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Flagrantes de aglomeração no Rio e em São Gonçalo
Rua Jaime Figueiredo, conhecida com Rua da Caminhada, no bairro Parada 40, na noite deste sábado (13). Foto: via grupo Plantão Enfoco

No período em que aconteceria o carnaval, flagrantes de aglomeração e a realização de festas clandestinas têm se repetido em várias partes do estado. Nos municípios de São Gonçalo e Rio de Janeiro, multidões se concentravam em diversos bairros, e em sua maioria, sem o uso de máscaras. 

Conforme o Plantão Enfoco noticiou na noite de sexta-feira (12), a folia clandestina tomou conta de diversas comunidades em São Gonçalo. Complexo do Salgueiro, Jardim Catarina, Portão do Rosa e Santa Luzia foram alguns dos locais que realizaram eventos.

Mas as comemorações de carnaval também acontecem fora das comunidades, como foi o caso da Rua Jaime Figueiredo, conhecida com Rua da Caminhada, no bairro Parada 40, na noite deste sábado (13).

Aglomeração durante baile em uma comunidade do bairro Porto do Rosa. Foto: Via Grupo Plantão Enfoco.

A Prefeitura de São Gonçalo informou em nota que "a Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal e Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, e a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, mantêm equipes nas ruas orientando comércio, bares e restaurantes para que cumpram as medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como uso de máscaras e de álcool em gel e distanciamento".

Ainda segundo a prefeitura, "os casos de denúncias de aglomerações e festas clandestinas estão sendo comunicados à Polícia Militar, que tem atribuição para agir. O balanço destas ações está a cargo da PM".

A nota diz ainda que é "importante lembrar que a população vem sendo orientada para respeitar as regras neste momento sério de pandemia e precisa se conscientizar quanto à importância de manter o distanciamento social", informava o comunicado.

Rio de Janeiro

Já na cidade do Rio, um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma multidão de pessoas em um posto de gasolina na noite deste sábado (13) na Lapa, principal reduto da boêmia carioca.

Fiscalização

Equipes da Prefeito durante fiscalização neste sábado (13). Foto: Ascom/Prefeitura do Rio

Da noite de sábado, (13), até a madrugada deste domingo, (14), equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Instituto de Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar, percorreram locais com denúncias de eventos na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Ipanema, Gávea e Lagoa.

Equipes da Guarda também atuaram no Leblon, Tijuca e outros pontos da cidade. Um estabelecimentos foi interditado, no Jockey Club, onde os agentes constataram um baile de carnaval com centenas de pessoas. 

O local foi multado e interditado tanto pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF, da Seop) quanto pela Vigilância Sanitária, além de ter equipamento de som apreendido. O público foi dispersado.

Na Barra da Tijuca, uma casa noturna, na Avenida Armando Lombardi, também promovia aglomeração e foi fechada. Além da interdição cautelar (até as 7h deste domingo) e multa, o local teve equipamento apreendido.

De acordo com a prefeitura, a quadra da Escola de Samba Unidos da Tijuca, que fica no bairro Santo Cristo, foi interditada pela Vigilância Sanitária e pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF, da Seop).

A escola foi multada por ausência de licenciamento e aglomeração. Foram apreendidas duas extensões e uma mesa de som.

Em nota, a assessoria de imprensa da agremiação informou que "não houve aglomeração porque o evento nem havia iniciado quando a prefeitura chegou. A quadra estava alugada para um show que aconteceria dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária".

Por fim, a nota disse que a "Unidos da Tijuca acatou todas as decisões impostas pela prefeitura e não realizou o evento que aconteceria neste domingo".

Em Ipanema, foi interrompida uma festa na Rua Farme de Amoedo. O estabelecimento foi interditado por aglomeração e falta de licenciamento, multado, e teve mesa de som apreendida.

Um evento na Avenida Bartolomeu Mitre também terminou com interdição cautelar por aglomeração e apreensão de equipamentos.

Já em Bangu, na Zona Oeste, foram duas interdições cautelares por aglomeração e uma total em estabelecimento clandestino.

< Mascarados presos após furto em Itaboraí Rede Globo faz aumento milionário em proposta pelo Campeonato Carioca <