Expressão ancestral

Sambistas lançam livro-disco com história de menina negra

Autoras são Marina Iris e Manu da Cuíca, e produção de Ana Costa

Obra conta história de Flor de Maria em aventuras embaixo da mesa de uma roda de samba
Obra conta história de Flor de Maria em aventuras embaixo da mesa de uma roda de samba |  Foto: Divulgação/Agência Brasil

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa de uma roda de samba, e descobre um mundo cheio de cores, sons e sensações diferentes. Uma experiência que a conecta com uma expressão cultural e comunitária ancestral. Este é o enredo do disco-livro ''É Pretinha'', lançado nesta semana pela editora Rubra.

As autoras são Marina Iris e Manu da Cuíca, com ilustrações de Tétiiz e produção musical de Ana Costa. O objetivo das autoras era celebrar o samba e a infância. E, ao misturar livro e músicas, permitir que os leitores mergulhassem em um cenário mais vibrante e sensorial. As músicas podem ser ouvidas no Spotify e YouTube gratuitamente.

Uma das autoras, Marina Iris, explica que se inspirou em ambientes comuns do subúrbio para criar a história de É Pretinha.

“Quando idealizei o É Pretinha, pensei em trazer para a literatura infantil o contexto de samba, subúrbio, quintal, família e ancestralidade. Queria que tudo estivesse presente de forma natural e poética, inspirada na infância cheia de abstração e poesia”, disse Marina Iris.

Outra autora, Manu da Cuíca, revela que a história traz elementos pessoais do passado e do presente.

“Contar uma história após me tornar mãe se tornou um rito de intimidade e carinho, onde entrelaço minha infância na da minha filha. Eu, Ana e Marina conversamos muito sobre essa dimensão das histórias antes de começarmos a criar”, disse Manu da Cuíca.

< Balão em queda é apreendido pela Polícia Ambiental em Maricá <