Cidades

Câmara de SG decide quem comandará CPI dos Cemitérios

Cova rasa é uma das irregularidades encontradas no cemitério do Pacheco (Foto: Ibici Silva)

Os 11 membros que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cemitérios de São Gonçalo serão decididos nesta segunda-feira (10), na Câmara dos Vereadores, de acordo com o vereador Lucas Muniz. Já nesta terça-feira (11), às 17h, será votada a lista de membros, em uma audiência pública também na Câmara. Caso ela seja aprovada, será instalada a CPI, que terá um prazo de 90 dias para acontecer, a partir da data.

A comissão irá verificar as seguintes denúncias: abandono dos cemitérios; humilhação dos cidadãos que demoram de três a cinco dias para enterrar seus entes; desvio de recurso público; tráfico de influência; improbidade administrativa; e crime ambiental.

Na tarde desta sexta-feira (7), o Plantão Enfoco esteve nos cemitérios de São Miguel, São Gonçalo e Pacheco para averiguar as denúncias e encontrou diversas irregularidades.

No cemitério de São Miguel, havia caixões quebrados jogados junto com o lixo no meio das sepulturas.

Já o cemitério de São Gonçalo estava com sepulturas quebradas com ossos à mostra que resultavam em mau cheiro.

O maior número de irregularidades, no entanto, foi no cemitério do Pacheco que não havia capina, apresentava diversos túmulos quebrados, covas rasas e lixos espalhados por todo o local. Além disso, é possível ver, através de uma janela quebrada, grande quantidade de osso misturado em uma sala.

Foto: Ibici Silva

Essa sala foi motivo de pauta entre os vereadores do município, que alegaram ficar horrorizados com a cena. 

“Realmente, há um descaso total na cidade de São Gonçalo. Quando eu fui ao Cemitério do Pacheco, fiquei chocado quando vi ossada humana dentro de uma cisterna. É uma cena de terror que eu pensava que só existia em filme, mas é realidade. Existem vários fatores importantes para serem resolvidos no nosso município, é verdade, mas essa investigação precisa acontecer”, relatou o vereador Maciel.

A CPI foi instaurada, na última terça-feira (4), na Câmara Municipal de São Gonçalo. Ela pode resultar no afastamento de envolvidos, inclusive do prefeito José Luiz Nanci.

< Trânsito mata mais de 1,3 milhão de pessoas por ano Mini craques de SG sonham com título na Espanha <