Proibido

Moradores denunciam a farra das vans na Alameda, em Niterói

Último flagra ocorreu na manhã desta quinta-feira (25)

Vans de transporte coletivo devem andar em faixas exclusivas
Vans de transporte coletivo devem andar em faixas exclusivas |  Foto: via Grupo Enfoco

Virou comum presenciar vans de transporte coletivo trafegando fora da faixa seletiva e desembarcando passageiros em lado proibido, na Alameda São Boaventura, no Fonseca, em Niterói. A imprudência tem chamado a atenção de moradores, que denunciam o caso.

Último flagra ocorreu na manhã desta quinta-feira (25). Segundo uma testemunha, a van desembarcou um passageiro perto de uma placa onde é proibido estacionar.

Leia+: O segredo da Alameda: pode ou não pode trafegar na pista seletiva?

"Na via tem faixa exclusiva para vans e ônibus. Não existe a van andar do lado direito, porque os motoristas têm que entrar nas baias para pegar os passageiros. Eles estão desembarcando os passageiros do lado direito, ou seja, fora da baia e fora da faixa seletiva. Então, não tem ponto, ou seja: irregular. Só que ninguém faz nada", lamenta um morador.

De acordo com relatos, a situação ocorre em qualquer horário do dia. Apesar disso, a fiscalização não estaria sendo efetiva, com multas e afins.

"É só passar pela Alameda que vai perceber. Tenho vídeo da van estacionando na calçada. É infração gravíssima. Ele [motorista] não pode parar de jeito nenhum [pela direita] para desembarcar passageiro, já que não é ponto. A segunda infração é trafegar fora da faixa. E não tem guarda orientando", critica.

A Subsecretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SSTT), procurada, ainda não se posicionou sobre a situação. A reportagem aguarda o retorno.

Uma portaria determina que as faixas exclusivas devidamente sinalizadas em Niterói são para uso exclusivo de ônibus, vans de transporte coletivo, táxis, veículos de emergência e veículos de serviço especialmente autorizados.

Apenas os agentes de trânsito da própria SSTT ou os guardas municipais credenciados da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) têm poder de autuar em caso de infrações.

< Escritora atacada por pitbulls volta a hospital de São Gonçalo <