Assustador

Jornaleira vive momentos de pânico em assalto a banca de Niterói

Homens compraram cigarros antes de anunciarem o crime

O caso ocorreu próximo das 8h da manhã, a mulher estava trabalhando quando dois homens se aproximaram da banca
O caso ocorreu próximo das 8h da manhã, a mulher estava trabalhando quando dois homens se aproximaram da banca |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Uma jornaleira viveu momentos de tensão após ser assaltada por criminosos armados na última terça-feira (27), na banca de jornal em que trabalha, localizada na Avenida Padre Francisco Lanna, em Santa Rosa, Zona Sul de Niterói. Os criminosos compraram cigarros antes de anunciarem o assalto. 

O caso ocorreu por volta das 8h da manhã. A mulher estava trabalhando quando dois homens se aproximaram da banca. Um dos suspeitos estava vestindo um casaco cinza e o outro, aparentando ser um senhor, usava um casaco cinza de tom escuro.

Nas imagens registradas pela câmera de segurança, enquanto o primeiro fica do lado de fora e pede por um cigarro para a jornaleira, pagando pelo material em seguida, o outro entra no local e olha os materiais de tabacaria. Ele também comprou um produto na banca e chegou a efetuar o pagamento. 

Em seguida, o senhor invade a banca, anuncia o assalto e, de maneira disfarçada, mostra a arma para a vítima. Ele também passa um saco preto de lixo para que ela coloque itens do estabelecimento dentro. Nervosa, a funcionária do local obedece aos criminosos. Veja:

  

Eles roubaram cigarros e o aparelho telefone da loja, causando um prejuízo de mais de mil reais. Outro funcionário  que trabalha no estabelecimento contou que essa foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu com a mulher.

“A menina que estava na hora ficou desesperada, chorou por uns 30 minutos, até o nosso patrão chegar. Ela disse que os dois bandidos chegaram juntos, sem levantar suspeita e anunciaram o assalto. Nunca tínhamos visto eles aqui. Tinha uma viatura da PM próxima, mas a menina ficou com medo de gritar porque os bandidos estavam armados. Agora, os donos pretendem colocar seguranças aqui para evitar esse tipo de situação”, disse Theo Figueiredo, de 24 anos, que trabalha no local há um ano. 

Após o assalto, os bandidos fugiram em um carro prata, o modelo ainda não identificado. Os policiais foram acionados logo em seguida e foram atrás dos criminosos, mas não conseguiram efetuar a prisão. 

“A gente fez o boletim de ocorrência na 77ª DP (Icaraí) e cedemos as imagens das câmeras de segurança que mostram os acusados. Estamos com medo pelo que ocorreu, mas vamos continuar trabalhando e com novas medidas de segurança”, afirmou o funcionário. 

O local fica mais deserto no período da manhã. De noite, outros comércios, como barraquinhas de comida, que ficam abertos e ajudam a estabelecer uma segurança. 

Procurada, a Polícia Civil se limitou a dizer que diligências estão em andamento para identificar os autores do crime.

Outros casos 

Essa não é a primeira vez que uma banca de jornal é roubada em Niterói. Quatro estabelecimentos desse seguimento foram assaltados por um mesmo criminoso armado em dezembro de 2020 na Praça Arariboia, no Centro de Niterói. O suspeito dos crimes foi preso no início de 2021. Em um dos assaltos, o prejuízo foi de mais de R$ 2 mil. 

Em 2022, outra banca foi arrombada e furtada por criminosos na Avenida Visconde de Rio Branco, esquina com a Rua Marquês de Caxias, também Centro. A mercadoria furtada foi recuperada pela Polícia Militar e equivale a R$ 4 mil. Os três bandidos do crime foram autuados por furto. 

Diminuição de roubos a estabelecimentos 

Mesmo com as situações citadas, os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) informaram que o número de assaltos a estabelecimentos comerciais do tipo diminuiu de 2021 para 2022. Em agosto do ano passado, foram registrados 281 casos no estado do Rio de Janeiro, já no mesmo mês deste ano, os números apontam 216, uma queda de mais de 23%. 

De janeiro a agosto de 2021, foram registrados 2.398 casos de assaltos a estabelecimentos comerciais no Rio. No mesmo período, em 2022, os números caíram, marcando 1.699. O mês com mais assaltos, até o momento, neste ano foi março, registrando 239 ocorrências do tipo.

< Violência após encontro de palmeirenses e cruzeirenses na estrada Flamengo perde para Fortaleza e cai para a 5ª colocação <