Polícia

São Francisco e Charitas mais perto de receber Niterói Presente

Programa atente Icaraí, Centro, Fonseca e Santa Rosa atualmente. Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação

Uma antiga demanda dos moradores de São Francisco e Charitas pode estar em vias de ser implementada. O Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura informou nesta sexta-feira (31) que está tentando expandir o programa Niterói Presente para os dois bairros. A expectativa é que o convênio possa ser ampliado para a região dentro de dois meses.

O secretário executivo da pasta, coronel Paulo Henrique de Moraes, afirmou que está em tratativas com o secretário de Governo de Witzel, Gutemberg de Paula Fonseca, para viabilizar a parceria. "Por enquanto, recebemos uma sinalização positiva do governo estadual. Ainda estamos definindo o projeto, pois é preciso adequar o convênio", informou.

Segundo Paulo Henrique, a ampliação para os dois bairros pode demandar até 30 novos agentes, além de equipamentos para o policiamento ostensivo. A região, monitorada pela 79ª Delegacia de Polícia (DP), foi escolhida por ser a única que não apresentou índices de redução de roubo de rua no primeiro quadrimestre de 2019.

O programa foi importado do Rio de Janeiro em 2017. Após um primeiro ano com resultados exitosos, a Prefeitura de Niterói e o governo estadual renovaram o contrato. O governo municipal informou que o programa requer um investimento anual de R$ 25 milhões para colocar nas ruas de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca cerca de 300 agentes.

Em Brasília, a demanda da bancada de Niterói é expandir o programa para o bairro do Barreto, na Zona Norte da cidade. O deputado federal Felício Laterça (PSL-RJ) se reuniu na última semana com o secretário Gutemberg para pressionar pela cessão de 30 agentes para expandir o programa para Barreto, São Francisco e Charitas.

"O programa tem apresentado resultados positivos, pois com essa modalidade de policiamento é possível realizar ações muito rápidas, além de seruma forma de aproximar os agentes civis com a população" disse o parlamentar.

< Fotos com armas delatam criminoso em Maricá Alcântara, Neves e Santa Isabel podem virar municípios <